FC Porto deixa-se empatar em Kiev na estreia na Champions

Sergey Dolzhenko / EPA

-

O FC Porto conseguiu esta quarta-feira um empate algo ‘amargo’ na visita ao Dínamo de Kiev, já que permitiu a igualdade 2-2 aos 89 minutos, no arranque do grupo G da Liga dos Campeões.

Gusev (20 minutos) colocou os ucranianos na frente, mas Aboubakar (23 e 81) voltou a provar veia goleadora e deu a volta, só que, aos 89, quando tudo parecia decidido, uma distração defensiva permitiu a Buyalskiy igualar, de cabeça, na ‘cara’ de Casillas, ficando a equipa portista a reclamar fora de jogo.

O resultado é positivo em casa de um rival direto pelo apuramento, mas os três pontos poderiam ser determinantes nas contas do grupo: os ‘dragões’ mantiveram a tradição e continuam sem perder na Ucrânia, contabilizando quatro empates e três vitórias.

Frente à equipa de Miguel Veloso e Antunes, que não pôde contar com o seu ‘capitão’, Yarmolenko, lesionado, Julen Lopetegui, também ele na bancada, a cumprir suspensão, optou por um ‘onze’ prudente, reforçando o meio-campo com quatro médios, nenhum deles extremo.

A estratégia do FC Porto ia servindo de pouco quando, aos oito minutos, Casillas largou uma bola na pequena área, com Junior Morales a tocar contra o corpo de Maxi Pereira e depois Garmash a desaproveitar a recarga.

Refeito do susto, o FC Porto mostrou-se pela primeira vez em livre direto de Brahimi (15), mas o golo acabou por acontecer na outra baliza.

Em lanche rápido, Garmash (20) correu entre três defesas na direita, cruzou, Miguel Veloso não chegou ao lance e Maxi Pereira nada podia fazer quando a bola chegou a Gusev, que, sozinho, bateu Casillas, no dia em que o guarda-redes atingiu igualou Xaxi como jogador com mais jogos na ‘Champions’, com 151 presenças.

Os ucranianos, que estavam a crescer, mal tiveram tempo para festejar, pois Layun deixou um adversário pelo caminho e cruzou para a cabeça certeira de Aboubakar (23), que igualou.

Os golos eram exceção num jogo equilibrado e pouco emotivo, com as defesas a conceder poucos espaços e a emoção a escassear. Até ao intervalo, registo apenas para vistosa defesa de Casillas, que negou golo a Garmash, a rematar sozinho na zona frontal.

Na etapa complementar, o FC Porto tomou conta da bola – retirou a iniciativa ao adversário – mas sem a criatividade e objetividade necessárias para assustar, excetuando um livre de Maicon (58) e um remate de André André (68), ambos a errar o alvo.

A entrada de Tello (65) para o lugar do inconsequente Herrera visava dar, finalmente, maior ambição ofensiva, mas foram Garmach (75) e Junior Morais (77) a assustar.

Corona (80) entrou inspirado e obrigou Rybka a defesa vistosa para canto, na sequência do qual Aboubakar aproveitou um erro do guarda-redes e passividade da defesa para, de pé esquerdo, fazer o 1-2, consumando a reviravolta.

Quando o triunfo parecia garantido, um livre direto é devolvido pela barreira, a bola é bombeada para a pequena área onde Buyalskiy (89) surge, rápido, de cabeça igualar, num lance em que os ‘dragões’ reclamaram fora de jogo de Kravets.

Ainda houve tempo para mais um susto, mas Kravets (90+3), depois de ganhar espaço na área, atirou às malhas laterais.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …