FC Porto deixa-se empatar em Kiev na estreia na Champions

Sergey Dolzhenko / EPA

-

O FC Porto conseguiu esta quarta-feira um empate algo ‘amargo’ na visita ao Dínamo de Kiev, já que permitiu a igualdade 2-2 aos 89 minutos, no arranque do grupo G da Liga dos Campeões.

Gusev (20 minutos) colocou os ucranianos na frente, mas Aboubakar (23 e 81) voltou a provar veia goleadora e deu a volta, só que, aos 89, quando tudo parecia decidido, uma distração defensiva permitiu a Buyalskiy igualar, de cabeça, na ‘cara’ de Casillas, ficando a equipa portista a reclamar fora de jogo.

O resultado é positivo em casa de um rival direto pelo apuramento, mas os três pontos poderiam ser determinantes nas contas do grupo: os ‘dragões’ mantiveram a tradição e continuam sem perder na Ucrânia, contabilizando quatro empates e três vitórias.

Frente à equipa de Miguel Veloso e Antunes, que não pôde contar com o seu ‘capitão’, Yarmolenko, lesionado, Julen Lopetegui, também ele na bancada, a cumprir suspensão, optou por um ‘onze’ prudente, reforçando o meio-campo com quatro médios, nenhum deles extremo.

A estratégia do FC Porto ia servindo de pouco quando, aos oito minutos, Casillas largou uma bola na pequena área, com Junior Morales a tocar contra o corpo de Maxi Pereira e depois Garmash a desaproveitar a recarga.

Refeito do susto, o FC Porto mostrou-se pela primeira vez em livre direto de Brahimi (15), mas o golo acabou por acontecer na outra baliza.

Em lanche rápido, Garmash (20) correu entre três defesas na direita, cruzou, Miguel Veloso não chegou ao lance e Maxi Pereira nada podia fazer quando a bola chegou a Gusev, que, sozinho, bateu Casillas, no dia em que o guarda-redes atingiu igualou Xaxi como jogador com mais jogos na ‘Champions’, com 151 presenças.

Os ucranianos, que estavam a crescer, mal tiveram tempo para festejar, pois Layun deixou um adversário pelo caminho e cruzou para a cabeça certeira de Aboubakar (23), que igualou.

Os golos eram exceção num jogo equilibrado e pouco emotivo, com as defesas a conceder poucos espaços e a emoção a escassear. Até ao intervalo, registo apenas para vistosa defesa de Casillas, que negou golo a Garmash, a rematar sozinho na zona frontal.

Na etapa complementar, o FC Porto tomou conta da bola – retirou a iniciativa ao adversário – mas sem a criatividade e objetividade necessárias para assustar, excetuando um livre de Maicon (58) e um remate de André André (68), ambos a errar o alvo.

A entrada de Tello (65) para o lugar do inconsequente Herrera visava dar, finalmente, maior ambição ofensiva, mas foram Garmach (75) e Junior Morais (77) a assustar.

Corona (80) entrou inspirado e obrigou Rybka a defesa vistosa para canto, na sequência do qual Aboubakar aproveitou um erro do guarda-redes e passividade da defesa para, de pé esquerdo, fazer o 1-2, consumando a reviravolta.

Quando o triunfo parecia garantido, um livre direto é devolvido pela barreira, a bola é bombeada para a pequena área onde Buyalskiy (89) surge, rápido, de cabeça igualar, num lance em que os ‘dragões’ reclamaram fora de jogo de Kravets.

Ainda houve tempo para mais um susto, mas Kravets (90+3), depois de ganhar espaço na área, atirou às malhas laterais.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …