FC Porto apurado com 6 pontos? É raro, mas já aconteceu

Nuno André Ferreira / Lusa

Empate com o Atlético de Madrid pode ser suficiente para os portugueses continuarem na Liga dos Campeões.

O FC Porto perdeu em Liverpool por 2-0, na quinta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, mas a vitória do AC Milan em Madrid à mesma hora pode ajudar os portugueses nas contas finais.

Só falta uma ronda e o Liverpool não entra nestes cenários: tem o primeiro lugar garantido, com 15 pontos. Cinco jogos em cinco vitórias. Depois aparece o FC Porto com cinco pontos, mais um do que AC Milan e Atlético de Madrid.

Possibilidades para a última jornada: o FC Porto vence o Atlético de Madrid, apura-se; o FC Porto perde, está fora dos oitavos-de-final; o FC Porto empata… depende.

A equipa nortenha pode empatar com os espanhóis mas só estará nos oitavos-de-final se o Liverpool continuar a fazer o que tem feito: ganhar. Ou empatar, também serve.

Ou seja, o FC Porto pode apurar-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões com somente uma vitória na fase de grupos e apenas seis pontos.

Desde que a vitória vale três pontos, só duas equipas superaram a fase de grupos com seis pontos: o Zenit São Petersburgo e a Roma.

O Zenit apurou-se com seis pontos em 2013. Só venceu uma vez na fase de grupos; contra… o FC Porto, no Dragão. Esse triunfo seria essencial para uma equipa que empatou três vezes e perdeu frente a Atlético de Madrid e Áustria Viena.

Há outra coincidência: o Zenit perdeu com o Áustria Viena na última jornada desse Grupo G. Mas qualificou-se na mesma porque, à mesma hora, o FC Porto perdeu frente… ao Atlético de Madrid. O mesmo duelo de 2021, igualmente na última ronda, mas na altura em Madrid.

A Roma fez o mesmo em 2015. Ainda foi goleada por 6-1 em Barcelona mas a vitória caseira contra o Bayer Leverkusen (depois de um empate 4-4 na Alemanha) foi suficiente.

Depois há os casos opostos: uma equipa conseguir muitos pontos e, mesmo assim, ser afastada da Liga dos Campeões.

O caso mais evidente aconteceu em 2013. O Nápoles ficou com 12 pontos, venceu quatro dos seis jogos, mas ficou fora por causa de um golo. No confronto directo com Borussia Dortmund e Arsenal (12 pontos cada, também), faltou um golo na última vitória por 2-0 contra o Arsenal, para passar à fase seguinte.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.