“Há coisas incompreensíveis”. FC Porto aponta dedo a Fernando Santos

Hugo Delgado / Lusa

O facto de Fernando Santos ter convocado Diogo Costa pela primeira vez e não o ter utilizado em nenhum dos três jogos da seleção não agradou aos portistas.

Através da sua newsletter “Dragões Diário”, os ‘dragões’ teceram críticas à forma como o calendário das seleções está organizado. Não só os jogadores cumprem 270 minutos numa semana, como regressam a menos de 48 horas de terem compromissos importantes pelos clubes.

“Infelizmente, ao contrário do que acontece noutros países, como é o caso da vizinha Espanha, não há em Portugal qualquer salvaguarda aos clubes que têm vários atletas ao serviço das seleções. A densidade competitiva destas datas internacionais é absurda, com os jogadores a cumprirem 270 minutos no espaço de uma semana e, mais incompreensível ainda, a regressarem aos clubes a menos de 48 horas de terem compromissos importantes pelos mesmos”, começou por escrever o emblema nortenho.

“Esta gestão do calendário desportivo é de uma falta de noção gritante de quem gere o futebol e de uma falta de respeito imensa para quem paga o salário mensalmente aos atletas”, lê-se ainda na publicação.

O FC Porto criticou ainda a atitude de Fernando Santos ao convocar pela primeira vez o guarda-redes Diogo Costa e não o ter utilizado em nenhum dos três jogos disputados pela seleção portuguesa.

“Mas há mais coisas incompreensíveis a propósito das seleções. Que sentido faz que um jogador de 21 anos seja convocado para a seleção nacional pela primeira vez, sujeito a viagens longas e desgastantes e não seja utilizado um único minuto em três jogos, um deles particular e o outro mais do que resolvido a meio da segunda parte? O azar dele terá sido o colega da mesma posição não ter visto um amarelo para ser substituído?”, acrescentou o FC Porto.

Portugal defrontou a República da Irlanda, o Qatar e o Azerbaijão durante esta pausa para o futebol internacional. Rui Patrício foi utilizado nos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo, frente aos irlandeses e aos azeris. Enquanto isso, Anthony Lopes foi o escolhido para o amigável com o Qatar.

Diogo Costa, guarda-redes de 21 anos do FC Porto, conta com 66 internacionalizações pelas camadas mais jovens da seleção portuguesa, desde os sub-15 aos sub-21. No entanto, continua sem se estrear pela seleção A.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Realmente convocar um jovem guarda-redes para 3 jogos, um deles particular, e não lhe dar um único minuto, não me parece correcto. Ao menos meia parte com o Qatar.

    • Se algum clube é mestre na arte da sacanice, nenhum ultrapassa o FCP. O selecionador convoca três Grs, no caso dois são, por hierarquia, Patrício e Lopes, os dois principais, pela lógica, o terceiro deve ser um jovem que promete. No caso, só a sacanice portista poderia esperar que o tal jovem de 21 anos fosse convocado para jogar, a convocação é um primeiro passo e fazer parte do grupo é já uma promoção para o jovem de 21 anos. E há mais, que outro Gr a jogar em Portugal o selecionador poderia convocar? Ou será que convocou o jovem de 21 anos porque não existe mais nenhum na primeira liga que seja elegível? Assim, de repente, não vejo outro convocável na Liga. Mas, é aqui que vou explicar a sacanice portista, esta posição do clube não é uma crítica ao selecionador, é uma cortina de fumo que procura esconder a inexplicável, injustificada e inútil convocatória do Otávio. Poeira para os olhos dos tolos, o habitual chico-espertismo de fácil venda a uma comunicação social domesticada.

      • Fazes pouca falta ao futebol. É por esse tipo de comentários de ódio que o futebol não anda para a frente. Depois ainda publicam “isto”. Otávio grande jogador, se te causa tanta azia toma chá de camomila para ver se ajuda! Para a inveja não vais lá com chás… Mas quando o Pichardo levantou o ouro Olímpico já enfiaste o focinho de toupeira na terra certo?! Benfiquistaneses da porra e suas incoerências! Anti-FCP o maior clube de Portugal! O segundo é o FCP! Enfim…

  2. Só falam nos atletas que representaram PORTUGAL, e que já estão nos clubes desde 4ª feira, e pergunto eu:
    E, os outros atletas que estão na América do Sul? Como é? Picam, picam, o FS (Fernando Santos e quem organiza o futebol) mas as outras organizações? Não conseguem picar? Não chegam lá? Muito simples, arranjem doenças, aos atletas que eles não são chamados, qual é o problema?

  3. Comparar as grandezas pessoais e atléticas de Pichardo e Otávio, só na mente doentia de um portista. Usando uma metáfora, seria que comparar o Largo do Terreirinho com a Av. da Boavista.

    • Ninguém comparou grandezas pessoais… e muito menos quis comparar a tua “grandeza” no que à verborreia diz respeito… apenas constatei um facto e só porque é do FCP já não merecia ser chamado à seleção. Foi, viu e venceu… ajudou a seleção com um golo! Fez um jogo brilhante! Não gosta? Fácil… quando a seleção jogar o Tetris pode ganhar mais um adepto! E depois… o símbolo maior do teu clube, e que jogou na seleção, de nome Eusébio, nasceu em Barcelos parece-me… não foi? E até jogou na seleção vê lá tu! Ou seja, quando é da mouraria não importa onde nasceu… mas se é do FCP cai o Carmo e a Trindade! És apenas mais um benfiquistanês banal como tantos outros, medíocre e incoerente! O costume…

RESPONDER

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …