FC Porto 2-1 Paços de Ferreira | Dragões chegam à final four da Taça da Liga

O FC Porto garantiu, esta quarta-feira, o apuramento para ‘final four’ da Taça da Liga, depois de vencer o Paços de Ferreira por 2-1 num jogo com uma parte final emocionante.

Depois de Malang Sarr, aos 73 minutos, e Luis Díaz, aos 80, terem apontado os tentos dos dragões, os pacenses ainda reduziram aos 82, com um tento de Adriano Castanheira.

Com este triunfo, o FC Porto junta-se ao Sporting no lote de equipas que já se apuraram para a fase final da competição, que será disputada entre 16 e 23 de janeiro, em Leiria.

Os azuis e brancos, que cinco semanas depois voltaram a contar com o central Pepe, recuperado de lesão, apresentaram-se com sete alterações no ‘onze’ em relação ao último jogo, para a Taça de Portugal, frente ao Tondela, mas, ainda assim, conseguiu impor um ascendente desde os instantes iniciais.

O espanhol Toni Martínez, um dos atacantes a quem o técnico Sérgio Conceição deu oportunidade neste jogo, quis ‘mostrar serviço’ ainda no primeiro minuto, tentando surpreender o guarda-redes pacense com um remate de longe.

O guardião dos pacenses estaria em destaque, pouco depois, quando Luis Díaz combinou com Corona, mas na cara de Jordi Martins não o conseguiu ludibriar, permitindo-lhe uma defesa apertada.

Apesar desta entrada de rompante dos ‘dragões’, o conjunto de Paços de Ferreira, que se apresentou com cinco mexidas na equipa em relação a desafio anterior, frente ao Sporting, não se destabilizou defensivamente, mantendo um bloco coeso que o adversário não conseguia romper.

No entanto, em termos ofensivos, os castores não tinham a tração necessária para criar calafrios aos locais, e o melhor que conseguiram foi um remate de longe, e perigoso, de João Amaral, já depois de meia hora, que saiu um pouco ao lado.

Ao atrevimento dos pacenses ao FC Porto ainda respondeu, antes do descanso, com mais duas iniciativas de Toni Martínez, mas que foram o espelho da parca inspiração dos portistas na finalização, nesta etapa inicial.

Percebendo as dificuldades da equipa na definição final, o técnico portista Sérgio Conceição abdicou, após o tempo descanso, do inconsequente Filipe Anderson e lançou Otávio para o segundo tempo.

Apesar de seguir ao reatamento ter sido o Paços de Ferreira a dispor de uma oportunidade, num cabeceamento de Maracás após canto, os dragões vincaram o seu ascendente, aumentando a velocidade no jogo, e desenhando as suas melhores oportunidades.

Uribe, aos 50, tentou a sorte de longe, num remate que Jordi Martins defendeu ‘a dois tempos’, e pouco depois o guardião pacense voltou a estar em destaque, ao tapar os caminhos de Luís Díaz, quando o colombiano surgiu isolado após passe genial de Corona.

Os visitantes sentiam, nesta fase, mais dificuldades para suster os ímpetos contrários, não conseguindo desenhar contra-ataques, e sofrendo o maior calafrio até então, quando Toni Martínez protagonizou um cabeceamento à barra, 63.

A insistência dos azuis e brancos acabaria, no entanto, por dar frutos aos 73 minutos, quando Sarr desbloqueou o desafio, num forte remate, na sequência de um lance lateral, que fixou o 1-0.

O tento galvanizou o FC Porto que, seis minutos depois, e já depois da saída do central Pepe por lesão, voltou a marcar, desta feita por Luis Díaz, num desvio eficaz a um cruzamento de Nanu.

Apesar dos dois golos sofridos num curto espaço o tempo, o Paços de Ferreira, que, entretanto, já tinha em campo Douglas Tanque e Luther Singh, viu Adriano Castanheira, outros dos trunfos do técnico Pepa lançado do banco, relançar o jogo, com um remate de longe, que ainda sofreu um desvio antes de estabelecer o 2-1, aos 82.

A possibilidade de resgatar o empate, ainda deu alento ao conjunto pacense na parte final do desafio, que já nos descontos teve perto de o conseguir, num cabeceamento de Eustáquio, que ainda foi desviado pelo poste da baliza portista, permitindo que a vantagem dos dragões prevalecesse.

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …