Sporting 2-0 Mafra | Sporting garante final four da Taça da Liga

O Sporting carimbou, esta terça-feira, o apuramento para a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol com uma vitória por 2-0 diante do Mafra, da II Liga, num resultado construído apenas no segundo tempo.

Os golos do esloveno Sporar, aos 64 minutos, e do brasileiro Bruno Tabata, aos 70, foram suficientes para o líder da I Liga vencer o atual quarto classificado do escalão secundário, que se apurou para a remodelada Taça da Liga por se encontrar na segunda posição da tabela no final do mês de novembro.

Tiago Tomás foi o único atleta a manter-se no ‘onze’ do Sporting, numa verdadeira revolução em que se destacou a estreia absoluta de Eduardo Quaresma esta temporada, bem como as do equatoriano Gonzalo Plata e de Daniel Bragança enquanto titulares. Já o treinador Filipe Cândido mexeu seis unidades no Mafra, em relação à derrota com o Casa Pia (2-0), na II Liga.

Os leões, com mais posse de bola, tiveram dificuldades em ultrapassar o conjunto mafrense, muito organizado a ‘fechar’ os caminhos da baliza, aproveitando também a mira ‘desafinada’ dos jogadores ‘verde e brancos’ num primeiro tempo de raras oportunidades, destacando-se os remates de Sporar, aos dois minutos, e de Daniel Bragança, aos 14, ambos ao lado.

Antes do descanso, o defesa Miguel Lourenço intercetou um remate de Sporar, aos 37, após boa jogada do Sporting pelo corredor direito, com os atletas a recolherem aos balneários com um ‘nulo’ que se justificava, devido à pouca produção ‘leonina’ diante de um Mafra cauteloso e pouco atrevido.

Certamente insatisfeito, Rúben Amorim colocou Nuno Mendes e Bruno Tabata em campo para a segunda parte, nos lugares de Antunes e Tiago Tomás, respetivamente, com a dupla alteração a causar um primeiro lance de perigo aos 52 minutos, quando o extremo brasileiro acertou no poste, após jogada de Pedro Gonçalves.

Antes, a abrir a segunda parte, o capitão mafrense Gui Ferreira tentou alvejar a baliza de Luís Maximiano através de livre direto, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

Um passe longo de Daniel Bragança, aos 64, foi a ‘chave’ para desbloquear o jogo, ao encontrar Nuno Mendes nas costas dos defesas mafrenses, com o jovem lateral a entregar de primeira a Sporar, que, solto de marcação, limitou-se a encostar perante um Carlos Henriques sem reação.

O Mafra acusou o golo sofrido e voltou a errar aos 70 minutos, perante uma forte pressão exercida pelo Sporting, com Gonzalo Plata a ser mais lesto que os defesas adversários numa recuperação de bola em zona perigosa e, após combinação com Pedro Gonçalves, cruzou para Bruno Tabata, a cabecear sem oposição para o fundo das redes.

Com o jogo controlado, o Sporting ainda voltou a ameaçar, em duas ocasiões de Sporar: na primeira, aos 79, o cabeceamento saiu ao lado e, na segunda, dez minutos depois, Carlos Henriques negou com uma ‘mancha’. No lado do Mafra, destaque para um remate por cima de Andrezinho, aos 80, na zona do penálti, numa execução difícil.

PARTILHAR

RESPONDER

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …