Sporting 2-0 Mafra | Sporting garante final four da Taça da Liga

O Sporting carimbou, esta terça-feira, o apuramento para a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol com uma vitória por 2-0 diante do Mafra, da II Liga, num resultado construído apenas no segundo tempo.

Os golos do esloveno Sporar, aos 64 minutos, e do brasileiro Bruno Tabata, aos 70, foram suficientes para o líder da I Liga vencer o atual quarto classificado do escalão secundário, que se apurou para a remodelada Taça da Liga por se encontrar na segunda posição da tabela no final do mês de novembro.

Tiago Tomás foi o único atleta a manter-se no ‘onze’ do Sporting, numa verdadeira revolução em que se destacou a estreia absoluta de Eduardo Quaresma esta temporada, bem como as do equatoriano Gonzalo Plata e de Daniel Bragança enquanto titulares. Já o treinador Filipe Cândido mexeu seis unidades no Mafra, em relação à derrota com o Casa Pia (2-0), na II Liga.

Os leões, com mais posse de bola, tiveram dificuldades em ultrapassar o conjunto mafrense, muito organizado a ‘fechar’ os caminhos da baliza, aproveitando também a mira ‘desafinada’ dos jogadores ‘verde e brancos’ num primeiro tempo de raras oportunidades, destacando-se os remates de Sporar, aos dois minutos, e de Daniel Bragança, aos 14, ambos ao lado.

Antes do descanso, o defesa Miguel Lourenço intercetou um remate de Sporar, aos 37, após boa jogada do Sporting pelo corredor direito, com os atletas a recolherem aos balneários com um ‘nulo’ que se justificava, devido à pouca produção ‘leonina’ diante de um Mafra cauteloso e pouco atrevido.

Certamente insatisfeito, Rúben Amorim colocou Nuno Mendes e Bruno Tabata em campo para a segunda parte, nos lugares de Antunes e Tiago Tomás, respetivamente, com a dupla alteração a causar um primeiro lance de perigo aos 52 minutos, quando o extremo brasileiro acertou no poste, após jogada de Pedro Gonçalves.

Antes, a abrir a segunda parte, o capitão mafrense Gui Ferreira tentou alvejar a baliza de Luís Maximiano através de livre direto, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

Um passe longo de Daniel Bragança, aos 64, foi a ‘chave’ para desbloquear o jogo, ao encontrar Nuno Mendes nas costas dos defesas mafrenses, com o jovem lateral a entregar de primeira a Sporar, que, solto de marcação, limitou-se a encostar perante um Carlos Henriques sem reação.

O Mafra acusou o golo sofrido e voltou a errar aos 70 minutos, perante uma forte pressão exercida pelo Sporting, com Gonzalo Plata a ser mais lesto que os defesas adversários numa recuperação de bola em zona perigosa e, após combinação com Pedro Gonçalves, cruzou para Bruno Tabata, a cabecear sem oposição para o fundo das redes.

Com o jogo controlado, o Sporting ainda voltou a ameaçar, em duas ocasiões de Sporar: na primeira, aos 79, o cabeceamento saiu ao lado e, na segunda, dez minutos depois, Carlos Henriques negou com uma ‘mancha’. No lado do Mafra, destaque para um remate por cima de Andrezinho, aos 80, na zona do penálti, numa execução difícil.

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …