/

Fazer a cama de manhã pode estar a piorar as suas alergias

Se é do tipo de pessoas que não percebem o porquê de alisar os lençóis e as cobertores de manhã apenas para desarranjar tudo dali a 18 horas, alegre-se, porque a ciência descobriu que deixar a cama por fazer pode ser melhor para sua saúde.

Isto acontece porque os ácaros – as pequenas criaturas microscópicas que provocam asma e alergias em algumas pessoas – prosperam nas condições quentes e húmidas de uma cama bem arrumada, mas secam quando os cobertores são tirados do colchão (ou, no caso das camas desarrumadas, ficam enrolados a um canto, em vez de estendidos sobre toda a cama).

Os ácaros são uma parte natural de nossas vidas, e agora há provavelmente cerca de 1,5 milhões deles a viver na sua cama neste momento, a alimentar-se das suas células da pele velhas. Isto soa nojento, mas para a maioria de nós não é um problema, já que nunca chegamos a perceber estes nossos minúsculos inquilinos.

No entanto, há muita gente alérgica a substâncias produzidas pelos ácaros, muitas vezes sem perceber, e para essas pessoas os bichinhos podem provocar tosse contínua, espirros, coceira nos olhos e asma. Estes sintomas podem ser particularmente maus ao acordar – e segundo um estudo de 2006 essas pessoas poderiam sair beneficiadas se não arrumarem a cama todas as manhãs.

Condições ideais

A pesquisa foi conduzida por uma equipa da Universidade de Kingston, em Inglaterra, que usou um modelo de computador para prever como os ácaros lidariam com uma gama de diferentes condições. Os investigadores descobriram que as circunstâncias ideais para os ácaros são quando estamos na cama, à noite, deixando tudo quente e húmido por baixo das cobertas com a nossa transpiração. Contudo, deixar o colchão respirar durante todo o dia pode ser suficiente para reduzir o número destes microorganismos.

“Nós sabemos que os ácaros só podem sobreviver quando absorvem água da atmosfera usando pequenas glândulas do lado de fora do seu corpo”, explicou o líder do estudo, Stephen Pretlove, à BBC. “Algo tão simples como deixar a cama por fazer durante o dia pode remover a humidade dos lençóis e do colchão, o que leva os ácaros a ficarem desidratados e, eventualmente, morrerem”.

O estudo, publicado na Experimental & Applied Acarology, foi baseado nas condições no Reino Unido, e por isso, infelizmente, não se aplica a regiões mais húmidas, como os trópicos. A equipa planeou testar o modelo no mundo real, avaliando o efeito de camas feitas e desfeitas sobre as populações do ácaro da poeira, mas os resultados desta pesquisa ainda não foram publicados.

Efeitos duvidosos

Ainda assim, nem toda a gente ficou convencida de que simplesmente deixar a cama desarrumada todos os dias teria impacto suficiente na humidade para reduzir os números da população de ácaros de poeira – mesmo no Reino Unido.

“É verdade que os ácaros precisam de condições de humidade para prosperar e não podem sobreviver em condições muito secas, como o deserto”, aponta à BBC Andrew Wardlaw, da Sociedade Britânica de Alergia e Imunologia Clínica, que não estava envolvido na pesquisa. “No entanto, a maioria das casas no Reino Unido são suficientemente húmidas para os ácaros viverem bem e penso que é difícil acreditar que simplesmente não arrumar a cama teria qualquer impacto sobre a humidade geral”.

Enquanto os resultados dos novos estudos não saem, esta ainda pode ser uma boa desculpa para usar na próxima vez que alguém o chatear por não fazer a cama de manhã.

ZAP / HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.