Faturas separadas (e atenção ao e-fatura) para não perder deduções do IRS

Mesmo que ainda esteja na ressaca da entrega do IRS de 2014, é preciso começar a pensar na declaração do próximo ano. As mudanças nas regras fazem com que, para facilitar a sua vida no início do próximo ano, seja melhor pedir faturas separadas para as despesas com deduções. 

O Jornal de Negócios elaborou um guia com um apanhado dos cuidados a ter com as despesas dedutíveis. Não basta ter faturas para as deduzir no IRS: é melhor pedi-las em separado, consoante o tipo de despesas, verificar se foram enviadas pelos comerciantes e garantir que foram corretamente classificadas pelas Finanças.

A partir de agora há uma categoria nova, a de despesas gerais e familiares, que permite uma dedução máxima de 250 euros por sujeito passivo, para a qual pode descontar até 715 euros em faturas.

Contudo, se fizer compras de medicamentos ou material escolar no supermercado, o melhor é pedir faturas separadas para que seja mais fácil alterar os valores no site do e-fatura, uma vez que cada fatura é associada a um tipo geral de despesas, e não os produtos específicos.

Não se esqueça que as suas faturas do supermercado serão sempre registadas como despesas gerais e familiares, e é preciso, no site do e-fatura, especificar que as faturas que pediu em separado correspondem a outro tipo de despesas.

Por outro lado, na farmácia, pode ser preciso cuidados extra: se na mesma fatura tiver medicamentos com 6% de IVA e outros que não precisam de receita, a 23% de IVA, pode perder o direito a abater os valores dessa fatura que dizem respeito a despesas de saúde.

A solução é a mesma dos outros lugares: pedir faturas em separado.

É importante acompanhar o processo através do site e-fatura, onde pode confirmar se os comerciantes registaram as suas faturas (se não estiverem ainda registadas, há um campo para fazê-lo) e, principalmente, verificar se estão bem classificadas.

É possível que, se se esquecer de pedir faturas separadas, os valores registados automaticamente no e-fatura não batam certo com as suas contas na ponta do lápis. Nesses casos, de acordo com a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, precisa contactar a Autoridade Tributária sempre que não conseguir deduzir uma despesa de educação ou saúde no IRS.

Se quiser explorar a fundo as diferenças que surgiram com a reforma do IRS, consulte as respostas do Governo às perguntas frequentes sobre o tema.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …