/

Fatura da Sorte vai distribuir 220 mil euros pelos portugueses. É o maior sorteio de sempre

TD orphanjones / Flickr

Um dia depois do Natal, a Fatura da Sorte vai voltar a andar à roda. Esta quinta-feira, realiza-se o maior sorteio de sempre e há 255 mil de euros em certificados do Tesouro.

Além do habitual concurso regular semanal no valor de 35 mil euros, o concurso extraordinário — que se realiza habitualmente em junho e dezembro –, vai levar até casa de três portugueses 50 mil euros em produtos de poupança do Estado. Além disso, serão ainda sorteados dois prémios no valor de 35 mil euros cada, sendo que pelo menos um dos quais diz respeito a um prémio que não foi reclamado.

No total, escreve o jornal ECO, são 255 mil euros a sortear por quase todos os portugueses. Este é o valor mais elevado desde que o sorteio foi criado, em 2014.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) atribui um cupão “Fatura da Sorte” por cada 10 euros. Por exemplo, se tiver um conjunto de faturas no valor de 100 euros, tem direito a 10 cupões. Para o sorteio extraordinário de amanhã vão a concurso 2.563.447.060 cupões.

Os prémios são constituídos por Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC), os novos títulos de dívida pública destinados ao retalho que oferecem uma taxa bruta média anual de 1,38%, se mantido durante os sete anos – além dos bónus com o Produto Interno Bruto (PIB). No total, o Fatura da Sorte vai entregar aos contribuintes 2,12 milhões de euros no ano de 2019.

Criado para travar a evasão fiscal, o sorteio da Fatura da Sorte foi lançado pelo Governo de Pedro Passos Coelho, com o objetivo de combater a economia paralela.

Na primeira edição do concurso, eram sorteados automóveis da marca alemã Audi, mas com a passagem de pasta para o Executivo de António Costa os prémios foram substituídos por certificados, que são títulos da dívida pública de média e longo prazo, destinados à poupança das famílias. A ideia passa por incentivar o hábito de poupar às famílias portuguesas.

O sorteio para apurar os vencedores vai ser transmitido esta quinta-feira na RTP1, pelas 18h50, mas os números dos cupões podem ser consultados no Portal das Finanças ou na aplicação oficial da Fatura da Sorte. Caso seja um dos contemplados, o Ministério das Finanças vai notificá-lo por carta registada remetida para a morada fiscal ou por e-mail.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.