Fatura da água vai mudar para 440 mil clientes para ajudar a poupar no consumo

António Cotrim / Lusa

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

Em vez de metros cúbicos, a fatura da água vai indicar litros consumidos. Ideia surgiu de uma recomendação num inquérito aos consumidores.

A fatura da EPAL e das Águas do Norte, que chega a 440 mil clientes, vai mudar até ao final do ano. O objetivo é ajudar a poupar no consumo.

De acordo com um estudo da holding Águas de Portugal (AdP), apresentado esta terça-feira, há uma dissonância entre a consciência da necessidade de preservar água enquanto valor ambiental e os comportamentos que os portugueses adotam no dia a dia.

De todas as conclusões do relatório, foi o “ovo de colombo” que mais surpreendeu o ministro Matos Fernandes. “Em vez de a fatura dizer que uma pessoa gasta cinco metros cúbicos de água por mês, deve dizer que gasta cinco mil litros, o que torna a informação mais evidente e direta para o consumidor”, diz ao Expresso o ministro do Ambiente.

João Matos Fernandes considera que esta leitura irá permitir às pessoas terem uma noção mais clara das suas poupanças efetivas, adiantando que esta alteração vai avançar nas faturas da EPAL e das Águas do Norte “até ao fim do ano”. Aos restantes sistemas a mudança irá ser sugerida, mas não forçada, porque não dependem a 100% da AdP.

A EPAL abastece 350 mil clientes no concelho de Lisboa e as Águas do Norte distribuem água em baixa por 90 mil clientes de oito municípios do Noroeste. Matos Fernandes reconhece que esta sugestão “tão simples” nunca tinha sido até agora equacionada mas irá permitir o consumidor quantos litros de água está, de facto, a poupar.

A partir de junho avança já uma campanha de sensibilização para a poupança de água, com exemplos concretos sobre os gastos, como o facto de serem necessários 14 litros para lavar os dentes com água a correr, 175 litros para fazer um litro de refrigerante ou sete mil litros para fazer um par de calças de ganga.

A ideia passar por reforçar a campanha que foi para o ar no final do ano passado perante a situação de seca que atingiu o país. “88% das pessoas reconhecem que não podem continuar a gastar a água de qualquer forma, mas veem isto mais como uma preocupação ambiental do que de poupança de água”, admite o ministro.

O inquérito revela ainda que cerca de 60% das pessoas confiam na água que lhes chega a casa, quando há cerca de quatro anos um outro inquérito feito pelas Águas do Porto apontava para apenas 40%.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ideias parvas para esconder o principal.
    Há municípios onde METADE da água se perde no transporte às habitações, dada a degradação e falta de manutenção na tubagem. A média de perda nacional fica acima de 33% !
    E estão preocupados porque o cidadão bebe 2 copos de água em vez de um ?!?
    Estão é a preparar as mentes para mais um aumento no preço da água.

RESPONDER

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …