Fãs de Bowie lançam petição a Deus para que anule a sua morte (e outras homenagens)

davidbowie.com

David Bowie, o “Camaleão do Rock”

A morte de David Bowie continua a comover o mundo e entre as homenagens que aparecem de todo o lado surge também a revelação de que o cantor sofreu seis ataques cardíacos, nos últimos anos.

Uma revelação feita pela biógrafa Wendy Leigh, que lançou um livro sobre a vida do cantor em 2014.

“Fisicamente, ele não lutava só contra o cancro, como se não fosse suficiente, ele teve seis ataques cardíacos nos anos recentes”. Soube disto através de alguém muito próximo dele”, conta Wendy Leigh na BBC, conforme cita o jornal Independent.

O director de teatro, Ivo van Hove, que dirigiu o musical “Lazarus”, baseado nas músicas de Bowie, revelou entretanto que o artista morreu de cancro do fígado, dado que a família ainda não confirmou.

Vários amigos do músico divulgaram também que receberam cartas ou pequenas notas de agradecimento de Bowie, pouco antes de ele ter falecido. Um gesto que só agora entendem ter sido uma forma de despedida.

Pelo mundo inteiro sucedem-se as homenagens ao cantor, como aquela que lhe foi dedicada no bairro londrino de Brixton, onde o cantor nasceu e onde centenas de pessoas se juntaram na rua para recordar a sua música.

A homenagem de Mick Jagger

Mick Jagger aproveitou o Twitter para notar o seu lamento pelo desaparecimento do amigo, realçando que “David sempre foi uma inspiração” e “um verdadeiro original”, “maravilhosamente despudorado no seu trabalho”.

“Vivemos muitos bons momentos juntos. Ele era meu amigo, nunca o esquecerei”, escreve ainda o cantor dos Rolling Stones que terá mantido um caso amoroso com Bowie quando ambos eram jovens.

Mick Jagger homeageia David Bowie
Petição a Deus

Uma jovem italiana engendrou uma forma bem original de homenagear Bowie, lançando uma petição na Internet onde pede a Deus para anular a morte do artista.

Diz não à morte de David Bowie“, escreve Andrea Natella, justificando que o cantor “não pode estar morto”.

A petição já vai em mais de mil assinaturas.

Noutra petição, Daniel Churchill apela a que se mude o nome do planeta Marte para David Bowie, contando já com mais de 600 assinaturas.

E entre esta forma bem disposta de homenagear David Bowie, há também relatos de consternação e desnorte, como foi o caso de um jovem japonês que foi detido no meio da rua quando estaria a tentar suicidar-se, enquanto chorava a morte do artista.

A morte como obra de arte

O álbum “Blackstar”, o último de David Bowie, lançado dois dias antes da sua morte, já chegou ao primeiro lugar do top de vendas no Reino Unido.

Foi “o seu presente de despedida” para os fãs, conforme nota o produtor e amigo de Bowie, Tony Visconti, salientando que “a sua morte não foi diferente da sua vida – uma obra de arte”.

Em “Lazarus”, um dos dois videoclips de “Blackstar”, David Bowie canta “Olha para cima, estou no céu / Tenho cicatrizes que não podem ser vistas” enquanto o vemos a perder a batalha com a morte.

SV, ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Aposto contra quem quiser em como o David Bowie nunca vai ressuscitar. Ouvi dizer que lá no Céu é como cá na Assembleia da República: perdem as petições.

RESPONDER

Jogos de Portugal no Euro 2020 terão público

Os jogos da seleção portuguesa de futebol na fase de grupos do Euro2020 vão disputar-se, tal como inicialmente previsto, em Munique e Budapeste, com público, anunciou esta sexta-feira a UEFA, após alterar locais da competição. Assim, …

EUA. Homem que detonou bomba no metro em 2017 condenado a prisão perpétua

O autor do ataque à bomba na estação de metro perto de Times Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), em dezembro de 2017, foi na quinta-feira condenado a prisão perpétua. Segundo revelou o New …

Bruxelas aprova auxílio intercalar de 462 milhões de euros à TAP

A Comissão Europeia aprovou, esta sexta-feira, um auxílio estatal intercalar de Portugal à TAP, no valor de 462 milhões de euros, para compensar prejuízos devido à pandemia de covid-19. "A Comissão Europeia considera que a medida …

Da despromoção ao ataque dos adeptos. Jogadores do Schalke ponderam não jogar mais esta época

Após a despromoção histórica da equipa, os jogadores foram atacados pelos adeptos nas imediações do estádio. Agora, alguns ponderam não voltar a jogar esta época. Esta semana confirmou-se a despromoção do Schalke 04 à segunda divisão …

Funcionária da polícia esfaqueada mortalmente em França. Agressor abatido

Uma funcionária da polícia francesa morreu, esta sexta-feira, após ter sido esfaqueada por um homem, que foi morto a tiro durante a sua detenção, informaram as autoridades. A polícia identificou o agressor como um tunisino de …

EMA defende administração da segunda dose da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) defendeu, esta sexta-feira, a administração da segunda dose da vacina da AstraZeneca, mesmo com os riscos associados à possibilidade de ocorrência de coágulos sanguíneos. O diretor executivo adjunto da EMA, …

Ex-diretor da PJM sentiu-se "desconsiderado" com retirada de investigação de Tancos

O ex-diretor da PJ Militar disse, esta quinta-feira, ter-se sentido "desconsiderado" com a decisão da ex-PGR de afastá-lo da investigação do furto de armamento de Tancos e rejeitou o envolvimento de uma organização terrorista …

Hackers russos tentam extorquir 50 milhões de dólares à Apple

Um grupo de piratas informáticos radicados na Rússia exigiu à Apple 50 milhões de dólares (mais de 41 milhões de euros) para evitar a divulgação de informações sobre os próximos modelos do MacBook. A informação é …

Vacinação no Superior. Há professores que estão a recusar dar aulas presenciais

Há professores do Ensino Superior que estão a recusar dar aulas presenciais enquanto não forem vacinados contra a covid-19, tal como está a acontecer com os docentes e não docentes de outros níveis de ensino. O …

Viseu está orfã do projeto de Almeida Henriques. Movimento pede a Jorge Sobrado que avance

A morte de Almeida Henriques deixou Viseu "orfã". Cerca de duas dezenas de personalidades subscreveram uma carta aberta pedindo ao ex-vereador da Cultura Jorge Sobrado que se envolva no debate autárquico. Em declarações ao Público, Jorge …