/

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos.

Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas alguns estabelecimentos já estão a aceitar reservas.

Em algumas farmácias espalhadas por todo o país, as listas já têm mais de 100 pessoas, noticia o Jornal de Notícias.

É o caso da Farmácia Vitália, na cidade do Porto, que tem neste momento cerca de 120 reservas de vacinas, e da Garantia, em Lisboa, com cerca de 100.

A procura é, por enquanto menor, do que a do ano passado, mas António Oliveira, da Farmácia Vitália, acredita que será maior devido às muitas falhas registadas em 2020.

Segundo apurou o Jornal de Notícias junto da Associação Nacional de Farmácias (ANF), estes estabelecimentos vão receber este ano 200 mil doses do contingente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e vender 700 mil doses com comparticipação estatal (mais 200 mil do que no ano anterior).

Ao todo, entre público e privado, estarão disponíveis mais de 400 mil doses da vacina contra à gripe em Portugal.

A colaboração das farmácias com o SNS na vacinação da gripe começou no ano passado e contou com o apoio das autarquias e da associação Dignitude, que assumiram os encargos com a administração das vacinas. Este ano, as câmaras vão voltar a ser envolvidas e espera-se a participação de mais associações.

No ano passado, a época gripal foi atípica. Houve uma diminuição de 99% de casos em relação ao ano anterior, sendo que esta tendência se deveu às medidas de proteção contra a covid-19, nomeadamente o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Em Portugal, registaram-se zero mortes por gripe face a 920 em 2019, ano que já tinha sido especialmente brando.

Contudo, este ano espera-se um cenário diferente. Dois novos estudos preveem que a gripe voltará em força neste outono/inverno.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.