Fantasporto com 180 filmes, 20 antestreias e bilhetes a um euro

fantasporto.com

E Tudo O Vento Levou no Fantasporto 2014

E Tudo O Vento Levou no Fantasporto 2014

A edição deste ano do Fantasporto vai apresentar em fevereiro, no Porto, 20 antestreias mundiais e europeias, num total de 180 filmes de 32 países, com bilhetes a um euro para os mais cinéfilos, anunciou o certame.

De acordo com um comunicado divulgado pela organização do Fantasporto, será dado “forte destaque” ao cinema português, presente em competição em todas as secções oficiais, o que acontece pela primeira vez nos 34 anos do certame.

Serão introduzidas duas secções novas nesta 34ª edição, o Fantas Classics e as Industry Screenings, este ano com a presença de três empresas, duas inglesas e uma dos Estados Unidos, que “trarão também mais participantes do meio profissional do cinema ao Porto”.

Este ano, o Festival Internacional de Cinema do Porto vai ter como filme de abertura oficial “Vampire Academy”, de Mark Waters, estando o encerramento a cargo de “The Railway Man”, de Jonathan Teplitzky, com Colin Firth e Nicole Kidman.

O festival, que vai decorrer entre 28 de fevereiro e 09 de março no Rivoli Teatro Municipal, vai receber um subsídio “menor do que o habitual” por parte da Câmara Municipal do Porto, segundo fonte da autarquia, que assegurou haver um acordo entre as duas partes para a realização do evento este ano.

No comunicado, a organização indica que irá reduzir o preço dos bilhetes para conquistar mais público, “tendo em conta a redução dos patrocínios privados, não existindo nenhum novo, mas mantendo os do ano transacto, até porque o orçamento do festival será idêntico ao dos últimos anos”.

O preço dos bilhetes varia entre o preço normal de cinco euros, passando por quatro, três, dois e um euro cada, em certas condições e consoante as zonas de exibição dos filmes.

Também na lista de filmes a serem exibidos está “Big Bad Wolves”, obra de Aharon Keshales e Navot Papushado que, de acordo com a imprensa de cinema internacional, o realizador Quentin Tarantino classificou como “o melhor filme do ano [de 2013]”, depois de ter assistido a este no festival internacional de cinema de Busan, na Coreia do Sul.

Na secção oficial encontram-se, ainda, os regressos de Vincenzo Natali (realizador de “O Cubo” e “Nothing”, vencedores do grande prémio do Fantasporto em 1999 e 2005, respetivamente), Takashi Miike e de Alex de la Iglesia.

O Fantasporto de 2014 mantém a secção Orient Express, bem como a competição nacional para escolas de cinema e as parcerias com o Cinanima, o festival Black & White e o Cineclube de Avanca.

Para além das novidades, o evento vai apresentar versões restauradas de “O Feiticeiro de Oz” e de “E Tudo o Vento Levou”, de Victor Fleming.

A programação do Fantasporto será apresentada em pormenor a 25 de janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Gordura à volta dos vasos sanguíneos pode ajudar a mantê-los saudáveis

A gordura encontrada à volta das artérias pode ajudar a manter os vasos sanguíneos saudáveis, ajudando a reduzir a tensão deles quando esticam. A gordura à volta das artérias, conhecida como tecido adiposo perivascular, pode …

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …