Fantasporto com 180 filmes, 20 antestreias e bilhetes a um euro

fantasporto.com

E Tudo O Vento Levou no Fantasporto 2014

E Tudo O Vento Levou no Fantasporto 2014

A edição deste ano do Fantasporto vai apresentar em fevereiro, no Porto, 20 antestreias mundiais e europeias, num total de 180 filmes de 32 países, com bilhetes a um euro para os mais cinéfilos, anunciou o certame.

De acordo com um comunicado divulgado pela organização do Fantasporto, será dado “forte destaque” ao cinema português, presente em competição em todas as secções oficiais, o que acontece pela primeira vez nos 34 anos do certame.

Serão introduzidas duas secções novas nesta 34ª edição, o Fantas Classics e as Industry Screenings, este ano com a presença de três empresas, duas inglesas e uma dos Estados Unidos, que “trarão também mais participantes do meio profissional do cinema ao Porto”.

Este ano, o Festival Internacional de Cinema do Porto vai ter como filme de abertura oficial “Vampire Academy”, de Mark Waters, estando o encerramento a cargo de “The Railway Man”, de Jonathan Teplitzky, com Colin Firth e Nicole Kidman.

O festival, que vai decorrer entre 28 de fevereiro e 09 de março no Rivoli Teatro Municipal, vai receber um subsídio “menor do que o habitual” por parte da Câmara Municipal do Porto, segundo fonte da autarquia, que assegurou haver um acordo entre as duas partes para a realização do evento este ano.

No comunicado, a organização indica que irá reduzir o preço dos bilhetes para conquistar mais público, “tendo em conta a redução dos patrocínios privados, não existindo nenhum novo, mas mantendo os do ano transacto, até porque o orçamento do festival será idêntico ao dos últimos anos”.

O preço dos bilhetes varia entre o preço normal de cinco euros, passando por quatro, três, dois e um euro cada, em certas condições e consoante as zonas de exibição dos filmes.

Também na lista de filmes a serem exibidos está “Big Bad Wolves”, obra de Aharon Keshales e Navot Papushado que, de acordo com a imprensa de cinema internacional, o realizador Quentin Tarantino classificou como “o melhor filme do ano [de 2013]”, depois de ter assistido a este no festival internacional de cinema de Busan, na Coreia do Sul.

Na secção oficial encontram-se, ainda, os regressos de Vincenzo Natali (realizador de “O Cubo” e “Nothing”, vencedores do grande prémio do Fantasporto em 1999 e 2005, respetivamente), Takashi Miike e de Alex de la Iglesia.

O Fantasporto de 2014 mantém a secção Orient Express, bem como a competição nacional para escolas de cinema e as parcerias com o Cinanima, o festival Black & White e o Cineclube de Avanca.

Para além das novidades, o evento vai apresentar versões restauradas de “O Feiticeiro de Oz” e de “E Tudo o Vento Levou”, de Victor Fleming.

A programação do Fantasporto será apresentada em pormenor a 25 de janeiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …

Vai nascer um Pavilhão de Gelo em Lisboa (com apoio do Governo e de fundos públicos)

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, está certo de que, ainda nesta legislatura, vai nascer um Pavilhão do Gelo para a prática de desportos em Lisboa, com apoio de …

Sudão. Crimes contra a humanidade em ataques que mataram 120 manifestantes

Os ataques que em junho mataram pelo menos 120 manifestantes no Sudão podem configurar crimes contra a humanidade, revelou um relatório divulgado pela organização Human Rights Watch (HRW), que pede justiça para as vítimas e …

Bloqueios na capital da Bolívia levam à escassez de alimentos e de combustíveis

Os bloqueios nas estradas de acesso a La Paz, capital da Bolívia, e aos arredores, usados nos protestos que se somam à tensa crise política, impõem aos bolivianos a falta de produtos básicos cujos preços …