Família processa Tesla por morte de condutor nos EUA. Portas “não abriram” com o carro em chamas

A família de um homem que morreu na Florida, Estados Unidos, após um acidente com um veículo da Tesla, avançou com uma ação judicial por “homicídio culposo” contra a empresa, considerando que o ocupante não conseguiu sair da viatura.

Omar Awan, um médico de 48 anos e pai de cinco filhos, morreu em fevereiro quando o veículo chocou contra uma árvore em Davie County, no norte de Miami.

O advogado Stuart Grossman e a viúva Liliana Awan disseram que Omar morreu ao ficar preso no veículo porque os socorristas não conseguiram abrir as portas, porque estavam presas, e não conseguiram partir as janelas, antes de a viatura se incendiar.

“[Omar] estava vivo a olhar para os socorristas que estavam lá para salvá-lo, ele fez contacto visual com eles”, disse Liliana Awan.

De acordo com a revista Visão, que tem por base exames forenses realizados ao corpo do condutor, Omar morreu queimado, não apresentando quaisquer outras lesões ou fraturas resultantes do impacto contra a palmeira.

O processo, que foi apresentando no dia 10 de outubro, refere que o incêndio que ocorreu no Modelo S da Tesla e que acabou por causar a morte de Omar Awan, se deveu ao facto de a viatura ter “puxadores nas portas que são inacessíveis”.

Grossman, que considera existir uma “falha de design” na viatura, explicou que as características futuristas do Tesla Model S 2016, incluindo a bateria, causaram a morte de Omar Awan, não o acidente em si.

A queixa também critica a bateria do carro por se incendiar de imediato. “Quero que a Tesla reconheça as falhas do carro e melhore a sua segurança para evitar que as pessoas morram e deixem suas famílias”, disse Liliana Awan.

A empresa de Elon Musk tem-se recusado a comentar o processo judicial, mas afirmou já por diversas vezes que o Modelo S atingiu melhores resultados em termos de segurança do que qualquer carro testado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …

Espanha acusa hackers chineses de roubarem informações de vacina contra coronavírus

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol argumenta que hackers chineses terão, alegadamente, acedido a informações confidenciais sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus. A diretora do CNI, Paz Esteban, alerta para um aumento …