Família de Frida Kahlo não gostou da sua “versão Barbie”

(dr) Mattel

Frida Kahlo em versão Barbie

Os familiares de Frida Kahlo ficaram descontentes com a forma como a Mattel representou a artista mexicana e avançam ainda que a marca não tinha autorização para utilizar a sua imagem.

A Mattel lançou esta semana, a propósito do Dia Internacional da Mulher, uma nova coleção de Barbies, batizada de “Mulheres Inspiradoras”, com 17 personalidades femininas que alcançaram destaque em diversas áreas de conhecimento.

Entre a famosa aviadora Amelia Earhart e a notável cientista da NASA Katherine Johnson, aparece Frida Kahlo, a artista mexicana não só reconhecida pela sua arte mas também por ser uma grande defensora do movimento feminista.

Mas, segundo a BBC, quem não gostou de ver a artista representada numa boneca foi a própria família que, em comunicado, afirmou que a Mattel não tinha autorização para utilizar a imagem de Kahlo.

“A senhora Mara Romeo, sobrinha-neta da Frida Kahlo, é a única detentora dos direitos de imagem da ilustre pintora mexicana”, pode ler-se na nota.

No entanto, a marca norte-americana já refutou as acusações. “A Mattel trabalhou em parceria com a Frida Kahlo Corporation, a dona de todos os direitos relacionados com o nome e identidade de Frida Kahlo, na criação desta boneca”, afirmou uma porta-voz da Mattel, citada pelo jornal britânico.

“Temos a sua permissão e um acordo legal para fazer uma boneca à imagem da grande Frida Kahlo”, acrescentou ainda.

De acordo com a BBC, a empresa mostrou ainda uma declaração da Frida Kahlo Corporation que demonstra que os direitos de reproduzir a imagem da mexicana vêm da sua sobrinha, Pinedo Kahlo.

Em declarações à agência AFP, a sobrinha-neta da artista diz que o grande problema nem está relacionado com os direitos de imagem mas sim na forma como representaram a tia. “Gostaria que a boneca tivesse mais traços como os da Frida, não esta boneca com olhos claros”, explica.

A artista mexicana, que não escondia nos seus auto-retratos a famosa monocelha e o buço que a caracterizavam, faleceu em 1954 e, desde então, a sua imagem tem sido usada em diversos produtos, desde tequila a produtos de cosmética, recorda a BBC.

A vice-presidente da Barbie, Lisa McKnight, explicou esta semana que o objetivo da nova linha de bonecas é mostrar  às raparigas “que podem ser qualquer coisa”. No total de 17 bonecas, estão ainda a realizadora Patty Kekins, a bailarina Yuan Yuan Tan, a pugilista Nicola Adams, a snowboarder olímpica Chloe Kim, a conservacionista Bindi Irwin, a campeã de windsurf Çağla Kubat, a chef Hélène Darroze, a atriz Xiaotong Guan, a jogadora de voleibol Hui Ruoqi, a jogadora de golf Lorena Ochoa, a estilista Vicky Martín Berrocal, a empreendedora Leyla Piedayesh e a jornalista e apresentadora Martyna Wojciechowska.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …