Família de Frida Kahlo não gostou da sua “versão Barbie”

(dr) Mattel

Frida Kahlo em versão Barbie

Os familiares de Frida Kahlo ficaram descontentes com a forma como a Mattel representou a artista mexicana e avançam ainda que a marca não tinha autorização para utilizar a sua imagem.

A Mattel lançou esta semana, a propósito do Dia Internacional da Mulher, uma nova coleção de Barbies, batizada de “Mulheres Inspiradoras”, com 17 personalidades femininas que alcançaram destaque em diversas áreas de conhecimento.

Entre a famosa aviadora Amelia Earhart e a notável cientista da NASA Katherine Johnson, aparece Frida Kahlo, a artista mexicana não só reconhecida pela sua arte mas também por ser uma grande defensora do movimento feminista.

Mas, segundo a BBC, quem não gostou de ver a artista representada numa boneca foi a própria família que, em comunicado, afirmou que a Mattel não tinha autorização para utilizar a imagem de Kahlo.

“A senhora Mara Romeo, sobrinha-neta da Frida Kahlo, é a única detentora dos direitos de imagem da ilustre pintora mexicana”, pode ler-se na nota.

No entanto, a marca norte-americana já refutou as acusações. “A Mattel trabalhou em parceria com a Frida Kahlo Corporation, a dona de todos os direitos relacionados com o nome e identidade de Frida Kahlo, na criação desta boneca”, afirmou uma porta-voz da Mattel, citada pelo jornal britânico.

“Temos a sua permissão e um acordo legal para fazer uma boneca à imagem da grande Frida Kahlo”, acrescentou ainda.

De acordo com a BBC, a empresa mostrou ainda uma declaração da Frida Kahlo Corporation que demonstra que os direitos de reproduzir a imagem da mexicana vêm da sua sobrinha, Pinedo Kahlo.

Em declarações à agência AFP, a sobrinha-neta da artista diz que o grande problema nem está relacionado com os direitos de imagem mas sim na forma como representaram a tia. “Gostaria que a boneca tivesse mais traços como os da Frida, não esta boneca com olhos claros”, explica.

A artista mexicana, que não escondia nos seus auto-retratos a famosa monocelha e o buço que a caracterizavam, faleceu em 1954 e, desde então, a sua imagem tem sido usada em diversos produtos, desde tequila a produtos de cosmética, recorda a BBC.

A vice-presidente da Barbie, Lisa McKnight, explicou esta semana que o objetivo da nova linha de bonecas é mostrar  às raparigas “que podem ser qualquer coisa”. No total de 17 bonecas, estão ainda a realizadora Patty Kekins, a bailarina Yuan Yuan Tan, a pugilista Nicola Adams, a snowboarder olímpica Chloe Kim, a conservacionista Bindi Irwin, a campeã de windsurf Çağla Kubat, a chef Hélène Darroze, a atriz Xiaotong Guan, a jogadora de voleibol Hui Ruoqi, a jogadora de golf Lorena Ochoa, a estilista Vicky Martín Berrocal, a empreendedora Leyla Piedayesh e a jornalista e apresentadora Martyna Wojciechowska.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.