Família Espírito Santo varrida dos mais ricos

O empresário Américo Amorim continua a ser o homem mais rico do país, com 3,3 mil milhões de euros, enquanto a família Espírito Santo desaparece da lista das maiores fortunas de Portugal da revista Exame.

A edição de agosto, que chega às bancas esta quinta-feira, publica a lista dos 25 mais ricos de Portugal, com a Exame a concluir que “os ricos estão menos ricos”, com as 25 maiores fortunas a valerem 14,3 mil milhões de euros em 2013, abaixo dos 16,7 mil milhões de 2012. As 25 maiores fortunas equivalem a 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo dos anteriores 10%.

Segundo a revista, “pela primeira vez em dez anos de estudo, a família Espírito Santo abandona a lista das maiores fortunas“, sendo “cinco as baixas deste ano no ‘ranking’, todos acionistas do Grupo Espírito Santo, devido à situação adversa das suas ‘holdings'”.

Assim, Américo Amorim continua a liderar com 3.298,3 milhões de euros. No entanto, o empresário que preside ao grupo Amorim e que é o principal acionista da Galp viu reduzida a sua fortuna em mais de mil milhões de euros, o que a Exame justifica com o desinvestimento no espanhol Banco Popular e com os resultados negativos do Banco Único de Moçambique e do Banco Luso- Brasileiro.

Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins, mantém também o segundo lugar, com uma fortuna estimada em 1.634,6 milhões de euros, menos cerca de 500 milhões de euros do que anteriormente.

Belmiro de Azevedo sobe um lugar e passa a ter a terceira maior fortuna do país, enquanto a família Guimarães de Mello, do grupo José de Mello, desce para a quarta posição.

O dono da Sonae, que já foi o homem mais rico do país, tem agora uma fortuna avaliada em 1225,8 milhões de euros, mais 15 milhões de euros do que anteriormente, enquanto a família Guimarães de Mello viu a fortuna reduzir-se em quase 500 milhões de euros para 1224,8 milhões de euros.

Já em quinto lugar surge a família Alves Ribeiro, cuja fortuna mais do que duplicou para 1078,5 milhões de euros.

Entre os mais riscos de Portugal estão ainda António Mota e irmãs, com 808 milhões de euros (acima dos 537,8 milhões de euros anteriores),

António da Silva Rodrigues com 762 milhões de euros (acima dos 642,9 milhões de euros anteriores) e Fernando Figueiredo dos Santos, com 429 milhões de euros, neste caso abaixo dos 574,9 milhões de euros anteriores.

A mulher mais rica de Portugal volta a ser Maria Isabel dos Santos, que surge em nono lugar nesta lista.

Maria Isabel dos Santos, que é uma das principais acionistas da Jerónimo Martins, tem uma fortuna avaliada em 429 milhões de euros, abaixo dos 574,9 milhões de euros do ano anterior.

Por fim, em décimo lugar aparece Fernando Campos Nunes, com 400,9 milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Índia dá às mulheres direitos iguais aos dos homens em cargos militares

O Supremo Tribunal indiano decidiu que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens para assumir funções de liderança no exército da Índia e criticou os argumentos do Governo que considera perpetuarem "estereótipos de …

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …