Família Espírito Santo varrida dos mais ricos

O empresário Américo Amorim continua a ser o homem mais rico do país, com 3,3 mil milhões de euros, enquanto a família Espírito Santo desaparece da lista das maiores fortunas de Portugal da revista Exame.

A edição de agosto, que chega às bancas esta quinta-feira, publica a lista dos 25 mais ricos de Portugal, com a Exame a concluir que “os ricos estão menos ricos”, com as 25 maiores fortunas a valerem 14,3 mil milhões de euros em 2013, abaixo dos 16,7 mil milhões de 2012. As 25 maiores fortunas equivalem a 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB), abaixo dos anteriores 10%.

Segundo a revista, “pela primeira vez em dez anos de estudo, a família Espírito Santo abandona a lista das maiores fortunas“, sendo “cinco as baixas deste ano no ‘ranking’, todos acionistas do Grupo Espírito Santo, devido à situação adversa das suas ‘holdings'”.

Assim, Américo Amorim continua a liderar com 3.298,3 milhões de euros. No entanto, o empresário que preside ao grupo Amorim e que é o principal acionista da Galp viu reduzida a sua fortuna em mais de mil milhões de euros, o que a Exame justifica com o desinvestimento no espanhol Banco Popular e com os resultados negativos do Banco Único de Moçambique e do Banco Luso- Brasileiro.

Alexandre Soares dos Santos, dono da Jerónimo Martins, mantém também o segundo lugar, com uma fortuna estimada em 1.634,6 milhões de euros, menos cerca de 500 milhões de euros do que anteriormente.

Belmiro de Azevedo sobe um lugar e passa a ter a terceira maior fortuna do país, enquanto a família Guimarães de Mello, do grupo José de Mello, desce para a quarta posição.

O dono da Sonae, que já foi o homem mais rico do país, tem agora uma fortuna avaliada em 1225,8 milhões de euros, mais 15 milhões de euros do que anteriormente, enquanto a família Guimarães de Mello viu a fortuna reduzir-se em quase 500 milhões de euros para 1224,8 milhões de euros.

Já em quinto lugar surge a família Alves Ribeiro, cuja fortuna mais do que duplicou para 1078,5 milhões de euros.

Entre os mais riscos de Portugal estão ainda António Mota e irmãs, com 808 milhões de euros (acima dos 537,8 milhões de euros anteriores),

António da Silva Rodrigues com 762 milhões de euros (acima dos 642,9 milhões de euros anteriores) e Fernando Figueiredo dos Santos, com 429 milhões de euros, neste caso abaixo dos 574,9 milhões de euros anteriores.

A mulher mais rica de Portugal volta a ser Maria Isabel dos Santos, que surge em nono lugar nesta lista.

Maria Isabel dos Santos, que é uma das principais acionistas da Jerónimo Martins, tem uma fortuna avaliada em 429 milhões de euros, abaixo dos 574,9 milhões de euros do ano anterior.

Por fim, em décimo lugar aparece Fernando Campos Nunes, com 400,9 milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …