/

Família comprou navio da II Guerra Mundial no Ebay

3

Fazer scroll no eBay é uma espécie de ritual para Simon Robins, que passa a maior parte do seu tempo livre a resgatar e a renovar barcos. A paixão subiu de patamar, depois de a sua família ter adquirido um antigo navio da II Guerra Mundial.

Gemma Robins, esposa de Simon, viu que o navio estava a ser leiloado através da plataforma eletrónica Ebay e, perante o entusiasmo do restaurador de embarcações, decidiu que valia a pena visitá-lo.

O barco a motor de 21 metros, construído para a Marinha Real do Reino Unido em 1943, estava em Wrexham, País de Gales, relativamente perto da residência do casal.

Poucos dias depois da visita, a família pagou 6.500 libras esterlinas (cerca de 7.500 euros) pelo navio, conhecido como L1392, para evitar que acabasse numa sucata. “Eu não queria um barco”, explicou Gemma à CNN. “Mas quando pesquisei a história da embarcação, percebi que é um navio muito importante e que não sobraram muitos como este.”

O navio serviu como líder de navegação na “Operação Neptuno“, a principal invasão marítima do norte de França conhecida como Dia D, durante a II Guerra Mundial. “Foi tão doloroso vê-lo negligenciado e abandonado. Isto tocou o meu coração”, contou Gemma Robins à cadeia britânica.

O casal sabia que restaurar este navio de 80 anos, que pesa cerca de 59 toneladas, custaria milhares de euros e exigiria muito tempo de trabalho. A dupla também estava ciente de que poderia encontrar muitos problemas ao restaurar um barco desta idade e magnitude.

Apesar disso, e pesando todos os eventuais contra-tempos que poderiam existir, Gemma e Simon decidiram avançar com este arriscado desafio. Estimaram que demorariam cerca de uma década para concluir o trabalho, mas nem isso os fez desistir da missão.

“Sinto que os barcos históricos não recebem o cuidado, a atenção e a publicidade que merecem, e com um pouco de amor e trabalho árduo, espero que este tenha uma vida muito longa”, confessou Simon.

O casal começou um canal de Youtube, chamado Ship Happens, que conta já com mais de 31 mil subscritores. O objetivo é usar a plataforma para mostrar aos interessados os avanços na restauração do barco.

Como a família galesa não precisa de um navio de guerra, o casal vai transformar o barco numa casa de férias, apesar de ainda não terem um plano definitivo em relação ao futuro a longo prazo. “Quando o compramos, queríamos salvá-lo para preservar a história. Não pensamos muito sobre o futuro dele”, confessou Gemma.

Liliana Malainho, ZAP //

3 Comments

  1. A designação do navio, na verdade uma lancha ou um barco, é HDML (Harbour Defense Motor Launch) 310. Foram construídas centenas de unidades durante a Segunda Guerra Mundial e destinavam-se à defesa antissubmarina dos portos. Na verdade, na minha opinião, sem grande valor histórica. Fica a curiosidade da iniciativa deste casal e o valor pago numa compra de Ebay.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.