Falta de candidatos a concurso público atrasa obras na ferrovia

Sem candidatos para responder aos concursos públicos, a Infraestruturas de Portugal vai subir o preço destas empreitadas para evitar novos atrasos.

Cinco obras do plano de investimento Ferrovia 2020 não ficarão prontas no prazo previsto porque não há candidatos a responderem aos concursos públicos lançados, este ano, pela Infraestruturas de Portugal. De acordo como o Dinheiro Vivo, a solução passará por subir os preços das empreitadas.

O plano Ferrovia começou há quatro anos, mas tem apenas 5% das obras concluídas. O orçamento total é de 2.171 milhões de euros, e mais de 50% provêm de fundos comunitários ao abrigo do Portugal 2020.

No entanto, apesar de haver financiamento, há atrasos na realização das obras. A linha mais afetada é a do Algarve: a eletrificação dos troços entre Tunes e Lagos e entre Faro e Vila Real de Santo António ficará pronta apenas no terceiro trimestre de 2023, face à anterior previsão de início de 2023.

Segundo o jornal, a IP reconhece que não considerou o tempo necessário para a avaliação de impacte ambiental dos dois troços, mas que estão também a ocorrer “dificuldades dos projetos, do mercado de obras públicas na fase de contratação e na articulação com as autarquias das soluções a desenvolver”, numa apresentação feita na Assembleia da República.

As dificuldades do mercado de obras públicas obrigaram a IP a mudar, novamente, a data de conclusão da eletrificação do troço entre Marco de Canaveses e Régua. Em fevereiro de 2016, a empresa previa que o trabalho ficasse pronto no último trimestre deste ano, mas a revogação do contrato com os projetistas deixou a obra parada. Segundo o Dinheiro Vivo, a nova previsão aponta que os comboios elétricos possam chegar à Régua no final de 2023.

Na linha do Norte também há atrasos. No troço entre Válega e Espinho, por causa de um novo projeto de execução, a renovação integral de via só estará terminada no final de 2023, mais de quatro anos depois do prazo previsto inicialmente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …