António Laranjo admite que falta concluir 95% do programa Ferrovia 2020

Miguel A. Lopes / Lusa

António Laranjo, presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), prometeu conclusão das obras do programa Ferrovia 2020 até final de 2023.

O presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, foi ouvido em audição parlamentar na Comissão de Economia na quarta-feira, e fez um ponto de situação do programa Ferrovia 2020, iniciado em 2016. Segundo o dirigente, apenas 5% das obras do plano estão concluídas, avança o Sol.

O programa “está sensivelmente a meio”, com 5% das obras concluídas, 37% em desenvolvimento e 58% em lançamento. Entre os projetos, 69% estão concluídos e 31% em desenvolvimento.

Laranjo admitiu que o objetivo é que todos os projetos estejam em fase de obra em 2020 e concluídos até ao final de 2023. O Ferrovia 2020 totaliza um investimento nas infraestruturas ferroviárias de 2,171 mil milhões de euros. O financiamento do programa divide-se entre Orçamento do Estado (49%) e fundos comunitários (51%).

O dirigente adiantou ainda que a Infraestruturas de Portugal está a admitir 115 novos trabalhadores este ano para reforçar os quadros da empresa. A última vez que a empresa reforçou os quadros foi em 2017, com a admissão de 39 trabalhadores.

“Este ano estamos a fazer a admissão de 115 novos trabalhadores”, disse António Laranjo, referindo que as contratações serão possíveis na sequência da aprovação do plano de atividades e orçamento da empresa. “É um reforço substancial.”

Ainda assim, Laranjo reconheceu que a empresa não consegue recuperar a totalidade da capacidade instalada, afetada como todo o setor pela saída de quadros na sequência da crise.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sendo a Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) uma empresa pública, porquê que o recrutamento de trabalhadores para esta entidade está a ser efectuado por empresas de exploração de trabalho temporário?

RESPONDER

Ficheiro apreendido a Rui Pinto tinha número de telemóvel da procuradora

Um ficheiro de um dos dispositivos apreendidos ao criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, contém o número de telemóvel da procuradora do Ministério Público (MP) envolvida no julgamento, Marta Viegas, confirmou a própria na 15.ª …

Rio anuncia vota contra no OE. "O PSD é mais responsável na oposição do que o PS no Governo"

O presidente do PSD anunciou esta quarta-feira o voto contra do partido na proposta de Orçamento do Estado para 2021, dizendo que esse é “o único voto coerente” e porque outra votação nem sequer “evitaria …

"A pandemia derrubou-me." "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, abandona a política

O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica disse que continuará a ser "conselheiro" dos companheiros de partido. José "Pepe" Mujica, ex-Presidente do Uruguai, renunciou esta terça-feira ao seu lugar no Senado e abandonou definitivamente a política ativa. …

Milhares de reclusos na Nigéria fugiram depois de invasões a prisões

De acordo com as autoridades nigerianas, cerca de 2000 presos fugiram de prisões na Nigéria, após os locais terem sido invadidos por multidões. Foi imposto um recolher obrigatório em resposta à agitação resultante de duas …

Manuel Maria Carrilho absolvido pela terceira vez do crime de violência doméstica

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi esta quarta-feira novamente absolvido do caso de violência doméstica em que era suspeito de ter agredido a apresentadora de televisão Bárbara Guimarães. Em comunicado Manuel Maria Carrilho explica que o …

Maiores construtoras portuguesas juntam-se contra a "armada espanhola"

As duas maiores construtoras portuguesas, Mota-Engil e Teixeira Duarte, aliaram-se num consórcio, no âmbito de um concurso público lançado pela Infraestruturas de Portugal (IP), para tentar derrotar a concorrência espanhola. Habitualmente concorrentes na disputa pelas grandes …

Novo recorde: SNS24 recebeu mais de 23 mil chamadas só esta segunda-feira

O centro de contactos SNS24 bateu um novo recorde de atendimentos no dia 19 de outubro, com 23.373 chamadas atendidas, revelaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público. Os picos de chamadas …

Israel descobre túnel escavado desde a Faixa de Gaza

"O túnel, com várias dezenas de metros de comprimento, foi escavado em Khan Younès, no sul da Faixa de Gaza, e entra no território israelita", afirmou o porta-voz do exército, Jonathan Conricus, durante uma conferência …

Lei aprovada no Parlamento pretende facilitar prescrições de multas a partidos políticos

O projeto foi aprovado na generalidade no Parlamento, e está em discussão na especialidade. A Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) teme os efeitos da nova legislação sobre as prescrições de multas a partidos …

Noiva de Khashoggi processa príncipe herdeiro saudita

Hatice Cengiz, noiva de Jamal Khashoggi, colocou um processo contra o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman e outros alegados mentores do assassínio. A noiva do jornalista Jamal Khashoggi, assassinado na Turquia em outubro de …