//

Falsos pedidos para ver qualidade da água são pretexto para vendas fraudulentas

47

A Águas de Portugal alertou esta quinta-feira para a existência de contactos fraudulentos em nome da empresa em que falsos funcionários tentam agendar visitas a domicílios para depois vender produtos.

A empresa já recebeu várias denúncias de consumidores, que foram contactados por um suposto funcionário para agendar uma visita para verificar a qualidade da água que sai da torneira.

Em informação prestada à Agência Lusa, fonte oficial da Águas de Portugal disse que a maioria dos casos aconteceu na região da grande Lisboa mas que também já se registaram situações semelhantes nos distritos de Leiria, Santarém e Setúbal.

Quando as visitas se concretizaram terminaram com a tentativa de venda de aparelhos para colocar nas torneiras, como filtros, disse a fonte.

A Águas de Portugal garante que não faz a recolha de amostras de água para análise da qualidade dentro das casas, e que se tal acontecer será a título excecional e previamente comunicado aos consumidores por meios oficiais.

E acrescenta que os técnicos que desloquem a casa dos consumidores estão sempre devidamente identificados.

Situações relatadas nas redes sociais

Alegados “esquemas” de marcação de análises como pretexto para a venda de produtos têm sido denunciados pelos consumidores nas redes sociais.

Recentemente, veio a lume uma situação relatada no canal /r/portugal/ do Reddit por um utilizador que terá sido “abordado à saída de um hipermercado por 3 raparigas” para agendar uma análise à qualidade da água de sua casa. A sua namorada teria que estar presente durante as análises, porque seria “mais fácil de o convencer a comprar”.

Segundo Sotoon, redditor que por casualidade tem conhecimento em análises químicas, na data marcada foi visitado por um comercial da empresa em causa, com “uma mala de alumínio onde trazia o kit dele”.

No relato da visita, o utilizador descreve as técnicas de venda do comercial, e desmonta a sua argumentação “científica”.

 “Sabia que a organização mundial de saúde disse que o cloro é a principal causa de cancro nas pessoas e que o cloro está presente na água?” e eu “O que?? Olhe que não me parece… vamos à internet verificar isso”, onde dizia que as principais causas de cancro eram o tabaco, stress, alimentação mas nada apontava para o cloro na água.

Sotoon descreve detalhadamente os cinco “testes” que o comercial efectuou para lhe provar que a água de casa teria má qualidade.

Terceiro teste: Ele pôs água da torneira a ferver numa panela e no fim fez uma medição com o aparelho de EC, e deu um valor ainda mais alto do que na água da torneira e ele tentou com isso provar-me que a água fervida ainda faz pior ao organismo do que a água não fervida porque a água boa evapora e só ficam as impurezas, mas acho que o que acontece é que um pouco do ferro da panela passa para a água enquanto ela está a ferver e por isso aumenta os níveis de condutividade. Podia ter refutado as afirmações dele a ferver água destilada.

Quarto teste: Ele meteu iodo na água, a água ficou castanha, depois meteu lixívia e a água voltou a ficar translúsica. Com esse teste ele tentou comprovar que a água da companhia está totalmente porca mas eles metem lixívia para disfarçar. Ri-me porque aquele teste não provava nada, só provava a tintura de iodo ficava translúcida com a lixívia.

Segundo Sotoon, o objectivo final do vendedor, depois de “provar a má qualidade da água”, seria a venda de um aparelho de filtragem, por um valor aproximado de 3500€, cujo valor de mercado é na realidade próximo dos 200€.

O redditor resume num parágrafo final as suas conclusões acerca da empresa:

Engana as pessoas com truques básicos de ciência, mentiras, desinformação e vende um produto por um preço muito mais elevado do que aquilo que vale, sendo que a utilização da água desse produto é nociva à saúde das pessoas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

47 Comments

  1. o mais destemido e caricato teste foi efetuado em minha casa,poor um vendedor que colocou na agua da torneira um condutivimetro portatil e deu o valor de 125ms/cm2 e de seguida colocou o mesmo medidor numa porção de água saída do aparelho que tentava vender-me e o resultado foi de 0,6ms/cm2. Ele disse: está a ver como a sua agua (da torneira) está cheia de BACTÉRIAS? e eu:fo….., está mesmo….a não ser a condutividade aquilo que mediu, a minha agua está mesmo toda podre!! e o vendedor foi embora. Como se eu não trabalhasse nas Aguas de Portugal e num dos laboratorios…..vá embora e leve o aparelho…

    • O que a empresa A.P. faz é assegurar una qualidade suficiente da agua para consumo, Sen que haja perigo para a saude a curto prazo !!

  2. Como trabalho no tratamento de águas de piscinas fui abordado por um franquiado da empresa brasileira Hoken que entendia ser eu a pessoa indicada para fazer parte da sua pirâmide de vendas. Fui a uma sessão ao Porto onde há todo um espectáculo, autêntico circo, onde aparece um tipo brasileiro, bem falante, que esteve na “fossa”, hoje tem já tem tudo, tenta convencer os incautos com muita demagogia, desinformação, mentiras sobre o que diz a OMS, sobre os thrialometanos, etc, etc.,
    Gente perigosa, manipuladora que até se aproveitam do facto de haver pessoas com o “câncer” do estômago para dizerem: foi da água “colorada” da companhia. Quantos aos preços pedidos constituem um autêntico roubo. Gostaria que me explicassem como é que o dinheiro é exportado legalmente para o Brasil.

  3. além do mais não é surpresa nenhuma que a condutividade eléctrica aumente na água fervida, muito pelo contrário, pois é sabido que esta aumenta em função da temperatura, quanto mais quente a água, mais condutividade terá!

  4. acabei de ser contado…queriam era que para virem medir a água tinha que estar eu e a minha mulher…mandei logo dar uma curva….pois para que era preciso estarem os dois? vi logo que era trafulhice…depois pesquisei na net e vi este tema aqui…

  5. Acabei hoje por ser contactada…desconfiem de algo errado …se rea por causa da qualidade da água.. Porque queriam saber t.B. das profissões do agregado familiar????…claro que não os vou receber….

  6. aqui tb ligaram hoje. atendeu o meu sogro, sacaram-lhe a informação que quiseram sobre o agregado familiar, marcaram uma visita para um teste a agua, mas não apareceram. só intrujas! numero de telefone 210995548.

  7. Também acabei de ser contactado para análises à agua (Lisboa). Por uma empresa H2O internacional, ou H2O de portugal já não me recordo. Também perguntaram as profissões e para a esposa estar presente. Será que a presença da esposa altera a qualidade da água??? Coitados daqueles que caiem no conto do vigário, que normalmente são os menos informados e às vezes os com mais dificuldades.

  8. Hoje ligaram-me a mim também destes números fraudulentos 96772593 e do 968732813 dizendo que eram da empresa H20 e queriam agendar em minha casa testes á qualidade da água uma tal de Isabel que iria enviar um técnico um tal de José Santos, fizeram também um inquérito queriam saber quem vivia em casa, qual o agregado familiar em pormenor, e a que horas estava, qual o estado civil se fosse casada o meu marido obrigatoriamente tinha de estar presente… qual a profissão, etc..

  9. Podem juntar o n. 966953557, ligaram-me agora com a mesma conversa da qualidade da agua e a tentar marcar um teste. diziam pertencer a uma empresa chamada indraworld ele e o marido e que o meu marido também tinha de estar presente. Dizem que o teste é grátis e eu perguntei o que tentavam vender depois do teste e eles disseram que o mais barato era 1.87€ por dia!!!!!!! lolololol e eu disse que se viessem bater-me a porta eu chamava a policia!!! O que as pessoas inventam para enganar os outros! São burlões muito cuidado.

  10. Vivas.
    Aparentemente actividade também decorre na zona de Coimbra pela parte de uma empresa que se identificou ao telefone como Robotlar. A mesma história foi contada: após um mini inquérito, pretendiam marcar uma visita para análise à água, por pessoas certificadas, mas têm de estar os dois membros do casal em casa…(enfim…) Nunca foi referida qualquer intenção de vendas ou a verdadeira actividade da empresa.

  11. Também andam em Cascais à muito tempo, eu já fui contactado algumas seis vezes,porque não fazem as análises no chafariz,
    ou na rede à entrada dos prédios?

  12. Tenho uma máquina à mais de 14 anos e estou super satisfeito com assistência e tudo mais, as analises de laboratório confirmaram o que me foi dito, sou cliente duma empresa séria, e conheço várias pessoas que também tem, incluindo médicos e funcionários de estações de tratamento de água em várias cidades do país, Quando se fala de alguém devia falar nomes e não Julgar todos por igual, em todas as profissões à gente honesta e desonesta, , MAUS profissionais conheço muitos, muitos, de todas as profissões, e todos vós também conhecem e aos montes, mas não temos o direito de dizer que são todos iguais , devemos de dar nomes aos bois e não julgar todos por igual.

    • Boa noite, Sr. eng. Químico João Carlos.
      Espanta-me que não saiba que “… à 14 anos… ” se escreve ” HÁ 14 anos “, este é um erro de palmatória sr. engenheiro, ou será que diz que é o que na verdade gostaria de ser?

    • Caro Sr. Engenheiro…
      Aqui não estamos a falar de bons ou maus profissionais…
      Estamos a falar de burlas, é muito diferente…
      Pessoas que se aproveitam da ignorância ou desconhecimento dos outros são burlões, não são maus profissionais.

  13. Na revista nova gente nº 1986
    ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos)
    Mesmo recebendo água tratada em casa, o uso de filtros de torneira ou purificadores é aconselhado por vários especialistas, de modo a garantir ainda mais a qualidade e saúde da sua família. Os filtros estão disponíveis em duas versões: de barro, em que é preciso despejar a água, e de plástico, que é ligado diretamente à torneira. Apesar de possuírem preços mais acessíveis em relação aos purificadores, estes produtos não reduzem o índice de cloro nem de bactérias presentes na água, retendo apenas as partículas e impedindo a passagem de impurezas. Já os purificadores têm longa durabilidade e são capazes de retirar o excesso de cloro da água – alguns modelos mais modernos conseguem eliminar até bactérias.
    Este texto está na revista e só não viu quem não quis, procurem a revista e surpreendam se!

  14. Aqui fica o número de telefone de onde uma voz feminina liga para fazer a marcação da visita avisando que o funcionário vai a caminho para fazer a análise:

    220 971 335

    Segundo a Águas de Gaia as análises são feitas em locais especifícos sem necessidade de se deslocarem a casa dos utilizadores. Portanto tudo não passa de um jogo de oportunismo.

    • Aldrabão eu ??? NÃO sou da tua família ó pinto
      À um ditado antigo que diz ” Só tem medo de ser enganado, quem engana” e na verdade este ditado é bem actual nos dias de hoje!

      • Outra vez? ‘a’ sem ´H’. O engenheiro fez a licenciatura com quantos crédito em vendas?
        Ainda por cima o argumento é citar um artigo da revista ‘Nova Gente’ tenha paciência…
        Os nºs de telefone indicados deviam ser investigados pela PJ. Isto não será burla ou venda fraudulenta?

  15. Podem juntar mais um número telefónico a esta trafulhice: 211 319 575

    Fui abordado há umas semanas atrás num hipermercado em Beja, e recentemente tenho sido sistematicamente contactado por este número. Nunca tinha tido oportunidade de atender o telefonema até hoje e deparei-me com a mesma conversa já relatada para agendar a visita para o tal teste, e também as tais perguntas sobre o agregado familiar.

    Confesso que desconfiei da conversa toda, ainda assim dei-lhes a informação pedida e agendei a visita… não sei se receba o artista ou não só para ver o número de circo lol

  16. para que saibam um filtro na casa “peça filtros” no porto custa cerca de 40,00€ onde depois é vendido por
    1800,00€, 2200,00€, 2600,00€ e mais depende da ignorância do cliente.

  17. Adquiri um purificador de água à empresa Lifehouse do Montijo em Novembro de 2013. O mesmo tem um custo total de 2.500€ que estão a ser pagos em prestações mensais. Foi um representante da empresa a minha casa fazer uma demonstração da qualidade da água da torneira de modo a demonstrar que a mesma não tinha qualidade para consumo. Falou-nos do purificador e da poupança que iríamos fazer ao adquirir o mesmo, uma vez que esta apenas implicava a mudança de trêz filtros de 6 em 6 meses no valor de 75€. Estava tudo bem até que no passado dia 04/07/2017 o técnico foi trocar os filtros acima descritos e informou-me que a máquina já não estava a filtrar devidamente pois faltava mudar outros dois filtros (dos quais nunca ouvi falar) que perfaziam um total de 215€ em conjunto com os outros três filtros. Ora, este valor é mais que o dobro da manutenção falada na compra do produto e na descrição do mesmo. O mesmo técnico a pensar que estaria a ajudar, propôs que pagasse este valor em suaves prestações. Como se não bastasse propôs, por outro lado, a compra de um filtro muito potente no valor de 750€ que aumenta a duração dos anteriores e que também poderia ser pago às prestações. Neste momento sinto que a compra que fiz apenas serve para aumentar a minha despesa e neste momento a máquina que me iria facilitar a vida e dar qualidade à água que bebo está a perturbar o meu bem-estar financeiro. Decidi não fazer mais manutenção e vou ficar com um purificador de água (que ainda estou a pagar) ineficaz e inútil, porque a manutenção que tinha um valor sustentável, de repente transformou-se em algo incomportável. Depois de ler tudo isto tenho a certeza de que tomei a decisão correta de parar de alimentar gatunos.

  18. Esta empresa agora da pelo nome de lifehouse e fica com o escritório no montijo, mais propriamente na Rua Vasco da Gama por cima da Robialac.

    Isto está a pedir novamente uma denúncia como já foi feito em que a ASAE interviu.

    Trabalhadores sem contratos de trabalho. Onde são pressionados para agendar marcações se não vão para a rua, são obrigados a dar contactos de familiares para agendar marcações etc etc etc.

    E ninguém faz nada. Assim è o nosso país.

  19. Vieram hoje a minha casa, na zona do Porto. Veio cá uma mulher, que estava à espera da presença dos meus pais e não com a minha presença. A empresa supostamente chama-se acquarobot. Omiti o facto de ser Bioquímica e fiz questão de ouvir tudo o que queriam dizer até ao fim.
    Nunca ouvi tanta barbaridade na vida. Fizeram todos os testes referidos e mais alguns. Testes com o iodo, cloro, lixivia, etc acompanhando-se de estatisticas falsas para justificar os resultados dos seus testes. Chegaram ao ponto de alegar que a camada de metais (sodio, calcio, etc) que surge após a eletrolise da água que fizeram, era na verdade fezes (barbaridade descomunal).
    No fim, quando os confrontei com o facto de que estavam a fazer testes fraudulentos, ainda fui insultada.
    É uma realidade muito triste, porque infelizmente muitas pessoas vendo os resultados destes testes e recebendo explicações tao disparatadas obvio que acreditam que precisam desse aparelho.

    Por fim, para as pessoas que comentaram em cima sobre noticias de microorganismos na agua que a tornam impropria para consumo. A pouca quantidade de lixivia que é adicionada á água no seu tratamento, nao é prejudicial à saúde e torna a água estéril e portanto, livre desses microorganismos. Em adição, o simples ferver da agua quando cozinhamos mata quase na totalidade todos os microrganismos que possam nela estar presentes.
    Não se deixem enganar. As maquinas que eles tentam vender têm um preço 200 euros. Nunca os 2500 que hoje me tentaram cobrar.

    • Eles tb vieram cá a minha casa, fui logo pesquisar a net e vi um montão de informações sobre eles ao qual mostrei aos meus pais (eles é que fizeram a compra) mas não valeu de NADA, eles preferiram acreditar na palavra dos vendedores do que na minha e compraram à mesma. O técnico está la em baixo agora a montar um sistema que penso ser de osmose inversa ou algo assim. O que me preocupa é que se a agua se tornar má para beber vai ser pior não só para a saúde dos meus pais mas tb para a minha porque vivo ca em casa com eles e vou ser “obrigado” a beber da mesma agua.. Muito sinceramente estou a começar a entrar em pânico e não sei o que hei-de fazer porque eles não acreditam mesmo em mim e eu até já lhes mostrei as reclamações que estes gajos têm no portal da queixa por ex.

  20. Um tal de Mário com também veio com a mesma estoria, venda agressiva em Alcântara
    Já relatei a PSP
    Vigaristas com a promessa de medir a qualidade da água e DEPOIS tentarem vender um aparelho de 40€ por 3.000€

  21. Me ligaram ontem. Sou brasileira e achei estranho o fato de perguntarem sobre meu visto. Não fui esperta o suficiente pra achar q fosse golpe e passei minhas informações. Marcaram de vir aqui hoje, mas com a msm história, meu marido deveria estar presente. E mais uma vez, me perguntaram sobre o visto. Agora entendo, como o que eles verem é muito caro, que não está regular não consegue financiar…Enfim, marcaram e não vieram.

  22. Aconteceu-me o mesmo no Montijo com a empresa H2Portugal. Abordaram a minha mãe na rua e perguntaram se ela bebia água da torneira ou engarrafada, referindo que era um inquérito sobre o consumo da água na cidade. Como respondeu a primeira opção, disseram que iria um funcionário/técnico fazer o teste á qualidade da água. Quando a minha mãe me disse eu pensei que se tratasse de um estudo, não fazendo ideia de que iam tentar vender algo.
    O funcionário, que ficou algum tempo á espera que estivessem presentes todos os moradores da casa, fez vários testes à água da torneira e revelou-nos uma data de coisas. Supostamente a água que sempre bebi era perigosa para o consumo, de acordo com uma tabela que nos mostrou. Num dos testes a água ficou cheia de sedimentos e coisas estranhas verdes e castanhas. Foi aí que realmente nos convenceu de que a água era imprópria. Depois de falar nas consequências do consumo da água com tais características ( doenças e outras coisas ) e de nos mostrar imagens de como as canalizações estariam, alegando que não havia manutenção das mesmas, começou a falar na dita solução: a água hidrogenada. Falou nos benfícios e tudo mais. Chocados com aquilo que vimos e acreditando em tudo, aceitámos ficar com a máquina. Pagaríamos aproximadamente 50€ por mês durante 3 anos, começando essa mensalidade após 2 meses da instalação, o que daria um total de cerca de 3000€. A máquina foi instalada, e até furaram o lava-loiças para colocar uma pequena torneira. Estivemos por volta de duas semanas a usufruir do dispositivo e há poucos dias vieram recolhe-lo a nosso pedido pois ligaram do banco Cetelem, com o qual não temos qualquer relação, a dizer que teríamos de fazer um crédito com eles e a mensalidade teria de subir para 70€. Foi assim que rescindimos o “contrato”. E mesmo assim, na recolha do produto, não nos foi pedido para assinar nada. E só hoje, ao ler este artigo, descobri que fomos vítimas de uma fraude.

    • Que grande sorte ter acontecido esse contratempo com o Cetelem!!…
      Esta vigarice do purificadores de água já é bem antiga mas continua a fazer vítimas todos os dias um pouco por todo o mundo!…
      Os vendedores desta banha da cobra conseguem convencer muitos incautos menos informados de que a água que bebem é impropria para consumo, quando na verdade não há qualquer problema com a água!
      Um dos truques mais comuns é fazerem a electrólise da água que, como é óbvio, é um autentico truque de circo básico e nada diz sobre a qualidade da água.
      .
      Um artigo interessante sobre o assunto:
      scimed.pt/geral/purificadores-de-agua/
      .
      Estes artistas tiveram azar:
      GNR de Alpiarça apanhou burlões dos purificadores de água
      rederegional.com/sociedades/17282-gnr-de-alpiarca-apanhou-burloes-dos-purificadores-de-agua

  23. Há uns anos tentaram o esquema com o meu Pai, mas consegui intervir a tempo.

    Hoje, ligaram-me do nr 223238390 para a mesma situação.

    Mal disse que já havia sido contactado no passado e já conhecia o esquema, de imediato desligaram a chamada na “cara”.

    Estejam atentos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.