Falso intérprete do funeral de Mandela contratado para publicidade

 

O falso intérprete de linguagem gestual celebrizado na cerimónia de homenagem a Nelson Mandela, em dezembro, foi contratado para fazer um anúncio a uma aplicação da internet lançada por uma empresa israelita, em que goza consigo mesmo.

Thamsanga Jantjie provocou a indignação do Presidente norte-americano, Barack Obama, e dos netos de Mandela em dezembro passado, ao fingir que traduzia os elogios fúnebres do ex-Presidente sul-africano. Explicou, depois, que era esquizofrénico.

As autoridades anunciaram, então, um inquérito que não produziu, até agora, quaisquer resultados.

O anúncio à aplicação, que se chama Livelens, já divulgado na internet, começa assim: “Olá, eu sou Thamsaga Jantje, do funeral de Nelson Mandela!”

“Acreditem em mim, eu sou um verdadeiro intérprete profissional de língua gestual”, diz ele enquanto simultaneamente gesticula, sendo dobrado por uma voz feminina: “Eu não falar língua gestual”.

“Lamento mesmo, mesmo muito o que se passou”, prossegue Jantjie, enquanto os gestos que faz se traduzem em: “Eu, celebridade!”.

“Agora, quero pedir desculpas perante o mundo inteiro”, afirma, ao passo que sinaliza: “Agora, faço campanhas por dinheiro”.

No final do anúncio, Thamsanga despe o casaco e começa a dançar.

A empresa Livelens não respondeu a um pedido de comentário feito pela agência de notícias francesa, AFP, por correio eletrónico.

“Nós jamais tínhamos pensado que o nosso anúncio de vídeo suscitasse tanto interesse”, espanta-se a empresa, na sua página de Facebook, após algumas reações de indignação.

“Não há absolutamente nenhuma falta de respeito em relação aos surdos ou a quem quer que seja!”.

Segundo a estação televisiva NBC, o anúncio foi filmado em fevereiro e Thamsanga Jantjie saiu, para esse efeito, do hospital psiquiátrico onde se encontrava internado há mais de um mês, sob o pretexto de “um acontecimento familiar”.

“Decidimos que o rapaz que tinha dado o pior espetáculo do mundo seria a melhor pessoa” para promover a aplicação que permite partilhar vídeos, declarou Max Bluvband, o proprietário da empresa, à NBC.

“Finalmente, um homem esquizofrénico ganhou dinheiro para fazer uma bela campanha… Nós encaramos isto como uma espécie de história triste com um final feliz”, acrescentou o diretor de marketing da Livelens.

YT/CNN

Thamsaga Jantje, o falso intérprete no funeral de Mandela

Thamsaga Jantje, o falso intérprete no funeral de Mandela

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …