Falhas na NOS e Vodafone podem ter tido origem em ciberataques

O Centro Nacional de Cibersegurança está a avaliar as suspeitas de que as falhas nas operadoras NOS e Vodafone podem ter sido causadas por piratas informáticos.

Em declarações ao programa “Em Nome da Lei”, da Renascença, o coordenador do centro revela que estão a trabalhar em conjunto com os dois operadores de telecomunicações, não tendo ainda conseguido relacionar os dois casos. “O nosso objetivo é também perceber se neste modus operandi existe um contexto por detrás destes ataques”, afirmou Lino Santos.

Desde janeiro, já houve pelo menos 28 ciberataques a empresas e organismos públicos. Enquanto em 2018 houve uma vaga muito orientada para o setor da saúde, este ano, as principais vítimas dos pedidos de resgate dos piratas informáticos são as autarquias.

“Não detetamos um crescendo no número de incidentes, mas são cada vez mais sofisticados e cada vez mais difíceis de tratar”, revelou à Renascença.

Uma dessas autarquias alvo de um ciberataque está no distrito de Bragança. A Câmara de Vinhais só conseguiu recuperar o controlo do seu sistema informático uma semana depois do ataque. O autarca Luís Fernandes disse que os piratas lhe pediram-lhe 20 mil euros, que recusou pagar.

Segundo o coordenador do Centro Nacional da Cibersegurança, é esse o comportamento que deve ser seguido. “Não pagar o resgate é esvaziar o modelo de negócio dos atacantes”, explicou.

Por outro lado, Bruno Castro, administrador de uma empresa especializada na certificação de segurança de sistemas informáticos, garante que esse não é o procedimento da maioria dos organismos atacados, mesmo os que fazem parte da administração pública.

Embora os ataques massivos continuem, há cada vez mais ataques a determinadas pessoas alvo, por terem muito dinheiro e notoriedade, com o objetivo de as chantagear e de lhes extorquir dinheiro.

Esta semana, uma falha nacional na rede NOS fez com o que os seus clientes tivessem dificuldades no uso de comunicações móveis, com falhas nos serviços de chamadas, de mensagens e de dados de Internet. No dia seguinte, também a rede Vodafone anunciou estar com problemas no acesso à Internet móvel e fixa.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O problema não foi nos computadores como aquele que possivelmente tem em casa. Trata-se possivelmente de sistemas informáticos em cluster e que correm UNIX e possivelmente VAX/VMS (ou OpenVMS).

RESPONDER

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …