Falhas na NOS e Vodafone podem ter tido origem em ciberataques

O Centro Nacional de Cibersegurança está a avaliar as suspeitas de que as falhas nas operadoras NOS e Vodafone podem ter sido causadas por piratas informáticos.

Em declarações ao programa “Em Nome da Lei”, da Renascença, o coordenador do centro revela que estão a trabalhar em conjunto com os dois operadores de telecomunicações, não tendo ainda conseguido relacionar os dois casos. “O nosso objetivo é também perceber se neste modus operandi existe um contexto por detrás destes ataques”, afirmou Lino Santos.

Desde janeiro, já houve pelo menos 28 ciberataques a empresas e organismos públicos. Enquanto em 2018 houve uma vaga muito orientada para o setor da saúde, este ano, as principais vítimas dos pedidos de resgate dos piratas informáticos são as autarquias.

“Não detetamos um crescendo no número de incidentes, mas são cada vez mais sofisticados e cada vez mais difíceis de tratar”, revelou à Renascença.

Uma dessas autarquias alvo de um ciberataque está no distrito de Bragança. A Câmara de Vinhais só conseguiu recuperar o controlo do seu sistema informático uma semana depois do ataque. O autarca Luís Fernandes disse que os piratas lhe pediram-lhe 20 mil euros, que recusou pagar.

Segundo o coordenador do Centro Nacional da Cibersegurança, é esse o comportamento que deve ser seguido. “Não pagar o resgate é esvaziar o modelo de negócio dos atacantes”, explicou.

Por outro lado, Bruno Castro, administrador de uma empresa especializada na certificação de segurança de sistemas informáticos, garante que esse não é o procedimento da maioria dos organismos atacados, mesmo os que fazem parte da administração pública.

Embora os ataques massivos continuem, há cada vez mais ataques a determinadas pessoas alvo, por terem muito dinheiro e notoriedade, com o objetivo de as chantagear e de lhes extorquir dinheiro.

Esta semana, uma falha nacional na rede NOS fez com o que os seus clientes tivessem dificuldades no uso de comunicações móveis, com falhas nos serviços de chamadas, de mensagens e de dados de Internet. No dia seguinte, também a rede Vodafone anunciou estar com problemas no acesso à Internet móvel e fixa.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. O problema não foi nos computadores como aquele que possivelmente tem em casa. Trata-se possivelmente de sistemas informáticos em cluster e que correm UNIX e possivelmente VAX/VMS (ou OpenVMS).

RESPONDER

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …