/

Falha nos iPads de cabine causa atraso nos aviões da American Airlines

iPads no cockpit de avição, o tabletna cabine de pilotagem

Dezenas de aviões da American Airlines, em especial da frota de Boeings 737 da companhia aérea norte-americana, viram-se impedidos de descolar por causa de uma pane no software dos iPads que equipam as cabines de comando dos aviões.

Os tablets, que operam com um software especializado desenvolvido pela Jeppesen, uma divisão da Boeing Digital Aviation, ficaram com os ecrãs “congelados”, impossibilitando o acesso aos mapas e cartas de navegação.

Ao USA Today, a American admitiu o problema e explicou que alguns pilotos precisaram de regressar com as aeronaves aos portões de embarque para estabelecerem uma ligação via Wi-Fi e restaurar o software de navegação.

No Twitter, várias pessoas relataram o ocorrido, após comunicação da tripulação a justificar o atraso na descolagem.

Foi de um suposto comentário da tripulação que veio a informação de que toda a frota de aviões 737 teria sido afectada.

A American Airline, há aproximadamente dois anos, decidiu substituir os manuais aéreos impressos por versões digitais carregadas em iPads, tanto para facilitar a vida das tripulações como para economizar nos custos de impressão dos manuais.

Segundo estimativas da companhia, a troca equivaleria a uma poupança anual de 1,2 milhões de dólares.

Depois de receber a aprovação da FAA, a Administração Federal de Aviação norte-americana, a companhia embutiu cerca de 8 mil tablets da Apple nas suas aeronaves, eliminando quase 16 quilos de papel por avião.

A American tinha sido a pioneira entre as grandes companhias a digitalizar a sua documentação de bordo. Até agora, nenhum problema tinha ocorrido.

Jocelyn Auricchio, B!T

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.