Falha nos iPads de cabine causa atraso nos aviões da American Airlines

iPads no cockpit de avição, o tabletna cabine de pilotagem

Dezenas de aviões da American Airlines, em especial da frota de Boeings 737 da companhia aérea norte-americana, viram-se impedidos de descolar por causa de uma pane no software dos iPads que equipam as cabines de comando dos aviões.

Os tablets, que operam com um software especializado desenvolvido pela Jeppesen, uma divisão da Boeing Digital Aviation, ficaram com os ecrãs “congelados”, impossibilitando o acesso aos mapas e cartas de navegação.

Ao USA Today, a American admitiu o problema e explicou que alguns pilotos precisaram de regressar com as aeronaves aos portões de embarque para estabelecerem uma ligação via Wi-Fi e restaurar o software de navegação.

No Twitter, várias pessoas relataram o ocorrido, após comunicação da tripulação a justificar o atraso na descolagem.

Foi de um suposto comentário da tripulação que veio a informação de que toda a frota de aviões 737 teria sido afectada.

A American Airline, há aproximadamente dois anos, decidiu substituir os manuais aéreos impressos por versões digitais carregadas em iPads, tanto para facilitar a vida das tripulações como para economizar nos custos de impressão dos manuais.

Segundo estimativas da companhia, a troca equivaleria a uma poupança anual de 1,2 milhões de dólares.

Depois de receber a aprovação da FAA, a Administração Federal de Aviação norte-americana, a companhia embutiu cerca de 8 mil tablets da Apple nas suas aeronaves, eliminando quase 16 quilos de papel por avião.

A American tinha sido a pioneira entre as grandes companhias a digitalizar a sua documentação de bordo. Até agora, nenhum problema tinha ocorrido.

Jocelyn Auricchio, B!T

 

PARTILHAR

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …