/

Falha no FaceTime da Apple permitiu ver e ouvir a pessoa antes de atender a chamada

Uma falha de segurança recentemente descoberta no FaceTime, aplicação de chamada de vídeo da Apple, permite que os utilizadores oiçam e vejam quem liga de um iPhone antes mesmo de atender.

A falha informática, relatada pela primeira vez no site do produto Apple 9to5Mac, também foi revelada por vários meios de comunicação.

O cofundador do Twitter Jack Dorsey aconselhou numa mensagem publicada na rede social os utilizadores a desativarem o FaceTime até que a Apple resolva o problema.

Um vídeo divulgado no Twitter mostra a facilidade com que essa falha informática permite ouvir o som proveniente de um iPhone contactado pelo FaceTime.

https://twitter.com/BmManski/status/1089967572307640325

Na segunda-feira à noite, tinham sido registadas mais de um milhão de visualizações, que tinham sido partilhadas dez mil vezes na Califórnia, nos Estados Unidos. Uma página de suporte da Apple indica que o grupo FaceTime está “temporariamente indisponível” desde as 19h16 (hora local) devido a um “problema” não especificado.

De acordo com o Verge, este problema de segurança muito sério é agravado por outro: enquanto a chamada em conferência está a acontecer, se o destinatário apertar o botão de energia ou volume para ignorar a chamada, o dispositivo começará a enviar áudio e vídeo da câmara frontal, sem nenhuma notificação visual.

Essa falha foi ainda confirmada pelo BuzzFeed News, que observou que ativar o modo “Não Perturbar” parece bloquear pelo menos o acesso ao microfone.

Um comunicado da Apple, citado por vários órgãos de comunicação social norte-americanos, refere que o fabricante do iPhone está ciente do problema e “identificou uma correção que será introduzida numa atualização de software no final da semana”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.