Programadores detetam falha de software que poderia ter destruído a Bitcoin

Programadores da Bitcoin descobriram uma vulnerabilidade de software que poderia permitir a inserção de um bloqueio na rede. O bloqueio seria capaz de derrubar todo o sistema mundial da moeda virtual.

Frequentemente considerado como a grande referência dentro das criptomoedas (moedas virtuais), o dinheiro baseado no sistema blockchain apresentou uma falha potencialmente desastrosa no software que a suporta.

A moeda virtual funciona através de um sistema blockchain – uma estrutura de dados que representa a entrada da contabilidade financeira ou o registo de uma transação onde cada transação é digitalmente assinada para garantir a sua autenticidade e garantir que ninguém a modifica. Desta maneira as transações podem ser considerados fiáveis.

Depois da atualização fornecida na última quinta-feira pela BitcoinCore – software que alimenta o blockchain da Bitcoin –  um erro descrito como “muito assustador” foi descoberto na Bitcoin.

“Por menos de 70 mil euros, alguém poderia ter deitado abaixo todo a rede“, afirmou Emin Gun Sirer, professor de Ciências da Computação na Universidade de Cornell. “Esta quantia é bem inferior ao valor que muitas entidades pagariam por um ataque de dia zero. Existem muitas pessoas com esta motivação que poderiam ter derrubado o sistema”, acrescentou o professor.

Curiosamente, a vulnerabilidade – ou bug – foi detetada no software de implementação mais conhecido e não no protocolo de execução da própria moeda.

Outras criptomoedas construídas através do código BitcoinCore também foram afetadas. A Litecoin detetou uma vulnerabilidade semelhante mas conseguiu corrigi-la na terça-feira.

Várias análises ao bug, revelam que foi criado como uma “vulnerabilidade de negação de serviço” – um ataque que deixa indisponíveis, durante um tempo indeterminado, os serviços ou recursos de uma empresa. Esta vulnerabilidade foi introduzida no BitcoinCore numa atualização no ano passado.

Essencialmente, a vulnerabilidade permitia criar um bloqueio ao incluir uma transação que gastava as mesmas moedas duas vezes. Num passo seguinte, este bloqueio poderia ser enviado para toda a rede Bitcoin, “crashando” o software do usuário que recebesse a falha.

Na terça-feira, os programadores lançaram um update para corrigir o problema.

PARTILHAR

RESPONDER

Fuga em massa. 75 prisioneiros escapam de prisão no Paraguai

As autoridades do Paraguai anunciaram que pelo menos 75 detidos fugiram da prisão Pedro Juan Caballero, localizada perto da fronteira com o Brasil, sendo que muitos dos fugitivos pertencem a um conhecido grupo de crime …

Pneumonia viral já chegou à Coreia do Sul. China regista terceira morte

A Coreia do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China em dezembro e já provocou a morte a três pessoas no país. De acordo com …

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …