Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O “ataque KRACKS” pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito. 

A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de “ataque KRACKS“. Um estudo realizado por especialistas da Universidade de Lovaina, na Bélgica, veio provar que as ligações Wi-Fi de casas ou empresas podem ser facilmente hackeadas.

Depois de investidas várias semanas, os investigadores descobriram que o protocolo de segurança para redes sem fios WPA2 – até agora o mais seguro – é enganador, pois permite o acesso a pessoas não autorizadas.

A falha faz com que os hackers sejam capazes de criar uma rede Wi-Fi falsa. Os equipamentos ligam-se à rede hackeada, sem que se apercebam disso, em vez de se ligarem, como habitualmente, à rede correta.

“Este método pode colocar-se em prática para roubar informação sensível do utilizador”, explica Frank Piessens, um dos autores da investigação.

Esta ligação permite o acesso ao tráfego que circula na rede Wi-Fi. Os hackers têm assim acesso à informação que circula nessa ligação – sempre que esta não esteja encriptada (em URLs do tipo HTTPS) – podendo ter acesso a palavras-passe ou números de cartão de crédito.

Fernando Suárez, vice-presidente do Colégio Oficial de Engenharia Informática, em entrevista ao El País, afirma que “a gravidade é enorme porque o WPA2 é um protocolo que se julgava ser seguro”. No entanto, há algumas medidas que o utilizador pode adotar para se proteger.

“A primeira é tentar ligar-se unicamente através de redes móveis (3G, 4G), que não são afetadas pelo ataque. Pode também tentar fazê-lo em ligações HTTPS e, sempre que possível, através de uma VPN”, explica Suárez.

A solução será a atualização do firmware dos fabricantes do router. Até lá, estas medidas protegem parcialmente, pelo que os especialistas aconselham os utilizadores a manter as plataformas atualizadas até à última versão, acreditando que os fabricantes vão adotar soluções rápidas.

ZAP // El País

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …