Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O “ataque KRACKS” pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito. 

A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de “ataque KRACKS“. Um estudo realizado por especialistas da Universidade de Lovaina, na Bélgica, veio provar que as ligações Wi-Fi de casas ou empresas podem ser facilmente hackeadas.

Depois de investidas várias semanas, os investigadores descobriram que o protocolo de segurança para redes sem fios WPA2 – até agora o mais seguro – é enganador, pois permite o acesso a pessoas não autorizadas.

A falha faz com que os hackers sejam capazes de criar uma rede Wi-Fi falsa. Os equipamentos ligam-se à rede hackeada, sem que se apercebam disso, em vez de se ligarem, como habitualmente, à rede correta.

“Este método pode colocar-se em prática para roubar informação sensível do utilizador”, explica Frank Piessens, um dos autores da investigação.

Esta ligação permite o acesso ao tráfego que circula na rede Wi-Fi. Os hackers têm assim acesso à informação que circula nessa ligação – sempre que esta não esteja encriptada (em URLs do tipo HTTPS) – podendo ter acesso a palavras-passe ou números de cartão de crédito.

Fernando Suárez, vice-presidente do Colégio Oficial de Engenharia Informática, em entrevista ao El País, afirma que “a gravidade é enorme porque o WPA2 é um protocolo que se julgava ser seguro”. No entanto, há algumas medidas que o utilizador pode adotar para se proteger.

“A primeira é tentar ligar-se unicamente através de redes móveis (3G, 4G), que não são afetadas pelo ataque. Pode também tentar fazê-lo em ligações HTTPS e, sempre que possível, através de uma VPN”, explica Suárez.

A solução será a atualização do firmware dos fabricantes do router. Até lá, estas medidas protegem parcialmente, pelo que os especialistas aconselham os utilizadores a manter as plataformas atualizadas até à última versão, acreditando que os fabricantes vão adotar soluções rápidas.

ZAP // El País

PARTILHAR

RESPONDER

Rulotes vão ser proibidas de vender álcool em zonas do Porto, Lisboa e Albufeira

O Governo anunciou, esta sexta-feira, que está a articular com as câmaras de Lisboa e Albufeira a proibição de vendas alcoólicas por rulotes "nas zonas de diversão noturna identificadas como problemáticas pelas forças de segurança". A …

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …