Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O “ataque KRACKS” pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito. 

A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de “ataque KRACKS“. Um estudo realizado por especialistas da Universidade de Lovaina, na Bélgica, veio provar que as ligações Wi-Fi de casas ou empresas podem ser facilmente hackeadas.

Depois de investidas várias semanas, os investigadores descobriram que o protocolo de segurança para redes sem fios WPA2 – até agora o mais seguro – é enganador, pois permite o acesso a pessoas não autorizadas.

A falha faz com que os hackers sejam capazes de criar uma rede Wi-Fi falsa. Os equipamentos ligam-se à rede hackeada, sem que se apercebam disso, em vez de se ligarem, como habitualmente, à rede correta.

“Este método pode colocar-se em prática para roubar informação sensível do utilizador”, explica Frank Piessens, um dos autores da investigação.

Esta ligação permite o acesso ao tráfego que circula na rede Wi-Fi. Os hackers têm assim acesso à informação que circula nessa ligação – sempre que esta não esteja encriptada (em URLs do tipo HTTPS) – podendo ter acesso a palavras-passe ou números de cartão de crédito.

Fernando Suárez, vice-presidente do Colégio Oficial de Engenharia Informática, em entrevista ao El País, afirma que “a gravidade é enorme porque o WPA2 é um protocolo que se julgava ser seguro”. No entanto, há algumas medidas que o utilizador pode adotar para se proteger.

“A primeira é tentar ligar-se unicamente através de redes móveis (3G, 4G), que não são afetadas pelo ataque. Pode também tentar fazê-lo em ligações HTTPS e, sempre que possível, através de uma VPN”, explica Suárez.

A solução será a atualização do firmware dos fabricantes do router. Até lá, estas medidas protegem parcialmente, pelo que os especialistas aconselham os utilizadores a manter as plataformas atualizadas até à última versão, acreditando que os fabricantes vão adotar soluções rápidas.

ZAP // El País

PARTILHAR

RESPONDER

Revelada finalmente a identidade do homem que trabalhou 18 meses em 15 anos

Foi revelada a identidade do auxiliar médico que, entre baixas e férias, só trabalhou 18 meses em 15 anos. Chama-se Juan Carlos, tem 60 anos e fez culturismo. Na semana passada, a imprensa espanhola contou a …

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …