Falcon 9 da SpaceX lança com sucesso o seu primeiro satélite espião (e volta à Terra)

A aeroespacial norte-americana SpaceX lançou esta segunda-feira ao espaço com sucesso, a partir o Cabo Cañaveral, na Florida, um foguete “Falcon 9” que colocou em órbita um satélite do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O lançamento do foguete, que no domingo foi abortado no último instante devido a um “problema com um sensor”, foi realizado esta segunda-feira com sucesso, a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Florida.

O foguete colocou em órbita um satélite espião NROL-76 do NRO – Gabinete Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos, que tem entre outros objectivos a missão de detectar “potenciais ameaças à segurança” dos EUA, “acompanhar terroristas e “controlar de desenvolvimento de armas nucleares”, .

Este foi o 10º lançamento de um foguetão Falcon 9, o foguete lançador da SpaceX. Depois de levar a sua carga ao espaço e se separar dela, o foguete regressou à Terra e aterrou com sucesso, no que é mais um ponto a favor da abordagem SpaceX de desenvolver foguetes lançadores reutilizáveis em vez de aeronaves tipo “vaivém espacial”.

No vídeo abaixo pode ver, de diversas perspectivas, o momento do retorno à Terra do Falcon 9 depois de completar a sua entrega – em particular, a forma ainda um pouco estranha como o foguete aterra verticalmente.

Em março, a SpaceX lançou com sucesso ao espaço pela primeira vez na história um foguete reciclado, que tinha sido utilizado em uma missão realizada 11 meses antes.

O foguete “Falcon 9” que partiu então também do Centro Espacial Kennedy colocou um satélite de comunicações em órbita e aterrou com sucesso o seu foguete reutilizado, o que foi um marco na história da companhia californiana e da indústria aeroespacial.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Greve dos Motoristas. Patrões vão exigir 70% de serviços mínimos

A Antram e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas vão reunir-se esta quarta-feira para definir os serviços mínimos na greve de 12 de agosto. O Expresso avança esta terça-feira que a Antram - Associação …

Cabul exige esclarecimentos depois de Trump afirmar ter planos que podem "varrer o Afeganistão da face da terra"

Depois que o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter dito que tem planos militares que poderiam acabar com o Afeganistão e matar milhões de pessoas, Cabul reagiu com indignação e exigiu esclarecimentos. Após os …

Aos 16 anos, jovem prodígio rejeita oferta do Barcelona e parte para o PSG

Xavi Simons, jogador dos iniciados do Barcelona, anunciou esta terça-feira nas redes sociais que vai deixar a equipa. De acordo com o Mundo Desportivo, o futuro do jogador é o Paris Saint-Germain. Xavi Simons, jogador dos …

ISCEM não é o único. Há mais 5 politécnicos privados que vão ter de fechar portas

Além da Escola Superior de Comunicação Empresarial, há mais cinco instituições privadas que vão fechar no próximo ano letivo por não terem o aval da Agência de Acreditação do Ensino Superior. Além do encerramento do ISCEM, …

EUA. Depois de 20 anos preso, ADN prova inocência de homem condenado por homicídio e violação

Depois de ter estado 20 anos preso pela violação e assassínio de Angie Dodge, Christopher Tapp foi considerado inocente de todas as acusações. As novas técnicas de análise de ADN e os novos conhecimentos de …

Controlinveste de Joaquim Oliveira falida e com dívida de 750 milhões de euros

A Controlinveste, do empresário Joaquim Oliveira, está falida, somando dívidas de 750 milhões de euros para 153 mil euros em ativos, avança o Jornal Económico.  De acordo com o diário de economia, que cita o relatório …

Governo britânico quer missão de proteção marítima europeia para Estreito de Ormuz

Jeremy Hunt quer garantir uma "passagem segura de tripulações e mercadorias" numa região que considera "crucial". O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico quer medida executada já. O governo britânico quer organizar uma missão de proteção marítima …

Maria Luís Albuquerque fora das listas do PSD

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque está fora da lista de candidatos a deputados do PSD por Setúbal, e o líder parlamentar Fernando Negrão será segundo por este círculo, confirmaram à Lusa fontes da …

Trump chega a acordo com os democratas sobre orçamento para evitar “shutdown"

O Presidente norte-americano anunciou, esta segunda-feira, ter chegado a acordo com a oposição democrata quanto ao orçamento, evitando assim a perspetiva de paralisação (“shutdown”) da administração federal até às próximas Presidenciais. "Estou feliz por anunciar que …

Bianca Devins foi assassinada e as imagens partilhadas centenas de vezes na Internet

Uma jovem de 17 anos foi assassinada quando acompanhava o namorado a um concerto, nos Estados Unidos. O companheiro, que ainda tentou o suicídio após o crime, partilhou fotografias do cadáver da vítima na Internet, …