/

Falcon 9 da SpaceX lança com sucesso o seu primeiro satélite espião (e volta à Terra)

1

A aeroespacial norte-americana SpaceX lançou esta segunda-feira ao espaço com sucesso, a partir o Cabo Cañaveral, na Florida, um foguete “Falcon 9” que colocou em órbita um satélite do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O lançamento do foguete, que no domingo foi abortado no último instante devido a um “problema com um sensor”, foi realizado esta segunda-feira com sucesso, a partir do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, na Florida.

O foguete colocou em órbita um satélite espião NROL-76 do NRO – Gabinete Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos, que tem entre outros objectivos a missão de detectar “potenciais ameaças à segurança” dos EUA, “acompanhar terroristas e “controlar de desenvolvimento de armas nucleares”, .

Este foi o 10º lançamento de um foguetão Falcon 9, o foguete lançador da SpaceX. Depois de levar a sua carga ao espaço e se separar dela, o foguete regressou à Terra e aterrou com sucesso, no que é mais um ponto a favor da abordagem SpaceX de desenvolver foguetes lançadores reutilizáveis em vez de aeronaves tipo “vaivém espacial”.

No vídeo abaixo pode ver, de diversas perspectivas, o momento do retorno à Terra do Falcon 9 depois de completar a sua entrega – em particular, a forma ainda um pouco estranha como o foguete aterra verticalmente.

Em março, a SpaceX lançou com sucesso ao espaço pela primeira vez na história um foguete reciclado, que tinha sido utilizado em uma missão realizada 11 meses antes.

O foguete “Falcon 9” que partiu então também do Centro Espacial Kennedy colocou um satélite de comunicações em órbita e aterrou com sucesso o seu foguete reutilizado, o que foi um marco na história da companhia californiana e da indústria aeroespacial.

ZAP // EFE

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.