/

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a “um problema no sensor”.

O lançamento do foguete Falcon 9, que estava previsto para a primeira hora da manhã deste domingo, a partir de uma plataforma do centro espacial Kennedy, na Flórida, foi abortado quando faltava menos de um minuto, por causa de um “problema no sensor”, segundo confirmou a empresa numa mensagem na sua conta no Twitter.

Os sistemas informáticos do lançador terão identificado o problema no sensor em causa poucos instantes antes do momento da ignição, tendo tomado o controle da contagem decrescente e provocado a sua interrupção.

A empresa aeroespacial fundada pelo visionário bilionário Elon Musk irá realizar uma segunda tentativa de lançar o Falcon 9 na manhã desta segunda-feira, também a partir do centro espacial Kennedy, segundo acrescentou na rede social.

O Falcon 9 irá colocar em órbita o satélite NROL-76, do NRO / Gabinete Nacional de Renascimento norte-americano, projecto que representa o primeiro trabalho da SpaceX para o Departamento de Defesa dos EUA, que até agora entregava os seus lançamentos à United Launch Alliance, concorrente da SpaceX.

A SpaceX tinha-se especializado até agora em colocar em órbita satélites de telecomunicações e em missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional.

A SpaceX lançou em março, pela primeira vez na história, um foguete reutilizado, ou seja, um Falcon 9 que já tinha sido lançado ao espaço numa missão, alguns meses antes –  o que representou um marco na história da empresa californiana. O foguete transportou e colocou em órbita o satélite de telecomunicações SES-10.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.