SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a “um problema no sensor”.

O lançamento do foguete Falcon 9, que estava previsto para a primeira hora da manhã deste domingo, a partir de uma plataforma do centro espacial Kennedy, na Flórida, foi abortado quando faltava menos de um minuto, por causa de um “problema no sensor”, segundo confirmou a empresa numa mensagem na sua conta no Twitter.

Os sistemas informáticos do lançador terão identificado o problema no sensor em causa poucos instantes antes do momento da ignição, tendo tomado o controle da contagem decrescente e provocado a sua interrupção.

A empresa aeroespacial fundada pelo visionário bilionário Elon Musk irá realizar uma segunda tentativa de lançar o Falcon 9 na manhã desta segunda-feira, também a partir do centro espacial Kennedy, segundo acrescentou na rede social.

O Falcon 9 irá colocar em órbita o satélite NROL-76, do NRO / Gabinete Nacional de Renascimento norte-americano, projecto que representa o primeiro trabalho da SpaceX para o Departamento de Defesa dos EUA, que até agora entregava os seus lançamentos à United Launch Alliance, concorrente da SpaceX.

A SpaceX tinha-se especializado até agora em colocar em órbita satélites de telecomunicações e em missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional.

A SpaceX lançou em março, pela primeira vez na história, um foguete reutilizado, ou seja, um Falcon 9 que já tinha sido lançado ao espaço numa missão, alguns meses antes –  o que representou um marco na história da empresa californiana. O foguete transportou e colocou em órbita o satélite de telecomunicações SES-10.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Faturas detalhadas de telecomunicações estão a confundir os clientes, alerta a Deco

As faturas detalhadas de telecomunicações, adotadas na sequência da decisão da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), estão a confundir os clientes, revelou esta terça-feira a Deco Proteste, que considerou que a medida do regulador deve …

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. De acordo com o comunicado do …

PS aprova listas de candidatos a deputados. Braga ainda em aberto

A Comissão Política Nacional do PS aprova nesta terça-feira as listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, num processo em termos globais pacífico internamente. Em Braga, há nomes em aberto. O processo para a …

Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a "ala dura" do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de …