Factura de gasolina dos portugueses é a mais baixa desde 2009

bitzcelt/ Flickr

-

A factura dos portugueses em combustíveis este Natal vai recuar para os valores praticados em 2009, na sequência da continuada queda das cotações do petróleo que bateu mínimos de cinco anos.

De acordo com os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasóleo nos cerca de 2.700 postos abastecimento de Portugal continental é actualmente de 1,139 euros; enquanto o da gasolina 95 é de 1,319 euros, valores que devem voltar a descer na próxima semana.

É preciso recuar ao Natal de 2009 para encontrar os combustíveis com valores semelhantes aos praticados actualmente, altura em que o gasóleo custava em média 1,045 euros/litro e o da gasolina 1,283 euros/litro, segundo a mesma fonte.

Em 2015, o preço dos combustíveis em Portugal sofrerá um aumento, na sua componente fixa, resultante do agravamento da contribuição de serviço rodoviário (CSR), previsto no Orçamento do Estado, da taxa de carbono, contemplada na reforma da fiscalidade verde, e ainda da incorporação de biocombustíveis, mas que se diluirá neste contexto de descidas semanais.

As petrolíferas referem um aumento de cinco cêntimos por litro de gasóleo e de 6,5 cêntimos na gasolina no próximo ano, mas o Governo rejeita este valor, defendo que o acréscimo é inferior.

Já o petróleo deverá manter-se com preços baixos em 2015, ao mesmo nível dos que apresenta actualmente, na casa dos 70 a 80 dólares por barril, acreditam a maioria dos especialistas contactados pela Lusa.

Na origem desta previsão está o actual excesso de produção com origem nos Estados Unidos, além do arrefecimento económico nos mercados emergentes, na Europa e no Japão, que deverão continuar a provocar uma procura mais baixa por esta matéria-prima.

“Nos próximos ano, ou ano e meio, prevejo que o petróleo se irá manter na casa dos 80 dólares“, afirmou António Costa e Silva, presidente executivo da companhia petrolífera Partex Oil and Gas, detida pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Para que os preços do petróleo se mantenham baixos durante o ano de 2015 contribui também “o fraco dinamismo da economia mundial”, especialmente na zona euro e nas maiores economias emergentes, “que estão a lidar com problemas internos de reequilíbrio e de crescimento”, acrescenta Paula Carvalho, que exemplifica com o caso da China, uma grande consumidora de energia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …