Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones.

A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega que a rede social de Mark Zuckerberg tentou comprar o software para monitorizar os utilizadores de iPhone.

Shalev Hulio, diretor executivo da empresa, apresentou um conjunto de documentos com esta informação, num depoimento de apoio no processo que envolve as duas empresas, no qual o Facebook acusa a NSO Group de explorar uma falha de segurança no WhatsApp que permitiu expiar mais de 100 ativistas e jornalistas.

De acordo com a Vice, Hulio contou que dois representantes do Facebook contactaram a empresa de ciberespionagem em 2017 para comprar a ferramenta que permitiria monitorizar os utilizadores do iOS.

Este contacto aconteceu na altura em que a rede social lançou uma ferramenta de redes privadas virtuais (VPN) – Onavo – que, mais tarde, seria revelada como uma forma de a empresa monitorizar o tráfego dos utilizadores no smartphone. O objetivo era perceber que outras aplicações as pessoas estavam a usar além do Facebook.

Depois de se ter apercebido que a eficácia da Onavo nos utilizadores do iPhone era menor do que no sistema operativo Android, o Facebook procurou uma ferramenta que ajudasse a complementar a informação.

“Os representantes do Facebook disseram que o Facebook queria usar as capacidades implícitas do Pegasus para monitorizar utilizadores com dispositivos Apple e estavam dispostos a pagar pela capacidade de monitorizar os utilizadores do Onavo Protect”, lê-se no documento submetido pelos israelitas, citado pela Exame Informática.

O software Pegasus é uma ferramenta que permite aceder aos conteúdos dos smartphones dos utilizadores sem que eles tenham conhecimento e é vendida a Governos e forças de segurança de todo o mundo. Por este último motivo, a tecnológica israelita recusou vender a ferramenta ao Facebook, por não se enquadrar no perfil de clientes elegíveis.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

Cruz Vermelha estará a contratar enfermeiros por WhatsApp sem confirmar identidade nem validade da cédula

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) estará a contratar enfermeiros através da rede social WhatsApp para reforçar as equipas de enfermagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o processo de vacinação contra a covid-19 no …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …

Fé nos números. Foi o voto não religioso que Donald Trump perdeu em 2020 

Em novembro de 2020, Joe Biden foi eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Uma análise revelou recentemente que a derrota de Donald Trump dependeu daqueles que não se identificam com nenhuma religião. Ryan Burge, professor …

Chega apresenta oito candidatos para o distrito do Porto. Ventura acredita que vai ter "grande resultado"

O líder do Chega anunciou este sábado oito candidatos às próximas eleições autárquicas no distrito do Porto, onde André Ventura acredita que o partido vai ter "um grande resultado". "Fizemos esta deslocação ao Porto para anunciar …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

"Novas dificuldades e entropias". Autarcas independentes exigem extinção imediata da CNE

Os presidentes de Câmara e representantes de movimentos independentes decidiram este sábado dar um novo prazo aos partidos para que estes possam alterar a lei eleitoral autárquica. Porém, exigem a extinção imediata da Comissão Nacional …