Facebook quer lançar criptomoeda própria já em 2020

Presidência do Peru

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

O Facebook pretende lançar a sua própria criptomoeda em cerca de 12 países já no início de 2020, avançou a BBC na passada sexta-feira.

De acordo com a emissora britânica, a moeda – conhecida internamente como GlobalCoin – permitirá que as pessoas troquem dólares, euros e outras moedas internacionais por moedas digitais para depois ser possível utilizar a criptomoeda para compras (em loja física ou online) ou para transferir dinheiro sem que seja necessário criar uma conta bancária.

Os testes iniciais à GlobalCoin devem arrancar ainda este ano.

De acordo com a imprensa, o diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, já discutiu a proposta com funcionários do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, bem como com Mark Carney, gerente do Banco da Inglaterra.

Zuckerberg está atualmente em negociações com empresas de transferências monetárias, incluindo a Western Union, para desenvolver maneiras seguras e acessíveis para que as pessoas possam enviar e receber dinheiro.

O The Financial Times adianta ainda que o Facebook também manteve conversações com as mais populares bolsas de criptomoedas nos Estados Unidos, a Coinbase e a Gemini.

Esta não é a primeira vez que a imprensa internacional dá conta do interesse do Facebook neste tipo de projetos. Já em dezembro a Bloomberg noticiava que a empresa de Zuckerberg estava trabalhar para criar uma criptomoeda para o WhatsApp, visando sobretudo o mercado indiano.

No início de maio, o The Wall Street Journal noticiava que o Facebook levaria cerca de um ano a desenvolver uma iniciativa secreta apelidada de “Projeto Libra”, com com o objetivo de criar um sistema de pagamento através de criptomoedas dentro da sua plataforma, que incluiria também o uso uma criptomoeda própria.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. sera que a semelhança do bitcoin ,vai servir para lavagem de capitais ? ou querem fazer concorrencia a banca tradicional ou controlar ainda mais os habitos dos consumidores e vender essa informaçao a preço de ouro , se quem usa redes sociais ja perdeu parte da privacidade, se usar o dinheiro delas

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …