Facebook quer lançar criptomoeda própria já em 2020

Presidência do Peru

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

O Facebook pretende lançar a sua própria criptomoeda em cerca de 12 países já no início de 2020, avançou a BBC na passada sexta-feira.

De acordo com a emissora britânica, a moeda – conhecida internamente como GlobalCoin – permitirá que as pessoas troquem dólares, euros e outras moedas internacionais por moedas digitais para depois ser possível utilizar a criptomoeda para compras (em loja física ou online) ou para transferir dinheiro sem que seja necessário criar uma conta bancária.

Os testes iniciais à GlobalCoin devem arrancar ainda este ano.

De acordo com a imprensa, o diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, já discutiu a proposta com funcionários do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, bem como com Mark Carney, gerente do Banco da Inglaterra.

Zuckerberg está atualmente em negociações com empresas de transferências monetárias, incluindo a Western Union, para desenvolver maneiras seguras e acessíveis para que as pessoas possam enviar e receber dinheiro.

O The Financial Times adianta ainda que o Facebook também manteve conversações com as mais populares bolsas de criptomoedas nos Estados Unidos, a Coinbase e a Gemini.

Esta não é a primeira vez que a imprensa internacional dá conta do interesse do Facebook neste tipo de projetos. Já em dezembro a Bloomberg noticiava que a empresa de Zuckerberg estava trabalhar para criar uma criptomoeda para o WhatsApp, visando sobretudo o mercado indiano.

No início de maio, o The Wall Street Journal noticiava que o Facebook levaria cerca de um ano a desenvolver uma iniciativa secreta apelidada de “Projeto Libra”, com com o objetivo de criar um sistema de pagamento através de criptomoedas dentro da sua plataforma, que incluiria também o uso uma criptomoeda própria.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. sera que a semelhança do bitcoin ,vai servir para lavagem de capitais ? ou querem fazer concorrencia a banca tradicional ou controlar ainda mais os habitos dos consumidores e vender essa informaçao a preço de ouro , se quem usa redes sociais ja perdeu parte da privacidade, se usar o dinheiro delas

RESPONDER

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …