Facebook aceita pagar multa para encerrar investigação sobre Cambridge Analytica

O Facebook concordou em pagar ao Reino Unido uma multa de cerca de 580 mil euros relativa ao escândalo Cambridge Analytica.

O Facebook concordou em pagar meio milhão de libras, cerca de 580 mil euros, à agência britânica de proteção de dados (ICO) para encerrar a investigação sobre a britânica Cambridge Analytica.

“Estamos satisfeitos por termos chegado a um acordo com a ICO. Como já dissemos antes, gostávamos de ter feito mais para investigar as reclamações contra a Cambridge Analytica em 2015”, disse o diretor e conselheiro geral do Facebook, Harry Kinmonth, num comunicado citado pelo jornal Público.

A ICO tinha multado o Facebook em 2018, depois de ter denunciado que cerca de um milhão de utilizadores do Reino Unido eram abrangidos pela recolha de dados da empresa britânica.

De acordo com o mesmo diário, o acordo alcançado um ano depois entre a rede social e a agência britânica de proteção de dados não a obriga a admitir responsabilidade sobre o uso de dados pela Cambridge Analytica.

A consultora usou dados de utilizadores do Facebook para criar um programa informático com fins políticos que, por exemplo, ajudaram a impulsionar a campanha eleitoral do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assim como o Brexit.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.