O Facebook anunciou esta quinta feira um novo recurso para ajudar aqueles que recentemente passaram por uma separação ou fim de um relacionamento amoroso.
A nova ferramenta tem como principal objetivo evitar que as publicações do ex-companheiro ou companheira apareçam no feed de noticias, depois do fim da relação.
Para que este recurso funcione, o utilizador terá de ter previamente o seu estado marcado como estando numa relação e com quem.
Depois da mudança para o estado de “solteiro”, uma nova funcionalidade é ativada na rede social com um conjunto de opções que permite o utilizador escolher o que quer fazer relativamente às fotografias e vídeos antigos, bem como o que aparece na sua timeline a partir daí.
Entre as várias opções, para além de evitar conteúdo publicado pelo ex companheiro (a opção chamada de “take a break” ou “dar um tempo”), é possível editar conteúdos antigos automaticamente para remover referências a essa pessoa, ou remover-se de atualizações de status feitas por ela, evitando desfazer a amizade com a pessoa ou bloqueá-la permanentemente.
Além disso, é possível ainda ativar um filtro para que o nome da pessoa não seja mais sugerido em marcações de fotos ou vídeos.
No entanto, este tipo de filtros são opcionais pelo que se quiser continuar a ver mesmo o conteúdo que via anteriormente, não precisa de os ativar.
Esta opção começou a ser testada nos Estados Unidos, abrangendo por enquanto as versões móveis da aplicação.
O Facebook adianta que o objetivo é ajudar os utilizadores a recuperar de momentos difíceis, de uma forma mais calma e tranquila, sem ter de evitar usar a rede social.
ZAP / PowerUser