Facebook erra localidades ao ativar “safety check” depois dos ataques no Paquistão

O Facebook ativou o safety check depois do Paquistão ter sofrido um atentado terrorista, no domingo, mas uma falha fez com que utilizadores que nunca estiveram nem perto do país recebessem a notificação.

Os utilizadores do Facebook que estejam na área afetada recebem uma notificação da rede social questionando se estão a salvo, mas desta vez, parece que o Facebook errou as localidades.

Utilizadores nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e até em Portugal receberam a mensagem: “Você está bem? Parece que você está na área afetada por a explosão em Lahore, Pakistan. Informe seus amigos que você está em segurança”.

O Facebook determina a localização de um utilizador com base no sistema de geolocalização da aplicação, ou pela última rede acedida de Internet ou pelos seus amigos chegados (ou “Amigos por perto”). No entanto, algum destes parâmetros falharam e utilizadores fora da área afetada pela explosão em Lahore receberam a notificação.

No entanto, enquanto a aplicação mencionava de forma clara um atentado no Paquistão, as mensagens também chegaram por SMS, onde se questionava se o utilizador “tinha sido afetado pela explosão”, sem indicar o que tinha acontecido.

O resultado, claro, foi bastante gente preocupada e sem saber exatamente o que fazer, nem sequer se de facto tinha havido uma explosão nas suas localidades.

O Facebook não comentou sobre o que causou o erro, afirmando apenas ter um bug nos seus sistemas, o que vai totalmente contra a própria intenção do sistema de verificação de segurança.

De acordo com a empresa, a questão já foi resolvida e os utilizadores que receberam a notificação por engano devem ignorá-la.

ZAP / Tecnologia.com.pt / Canal Tech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.