Facebook deve ter mais gente morta do que viva em 2098

Os termos de uso do Facebook, que se recusa a apagar os perfis de pessoas que morrem, podem levar a uma concentração de mais gente morta do que viva em seus sistemas a partir de 2098.

Um investigador da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, criou um modelo matemático para estimar a proporção de utilizadores do Facebook vivos e mortos, tendo em conta, por exemplo, uma estagnação na criação de novos perfis para as próximas décadas. Depois, os dados foram cruzados com informações demográficas e taxas de mortalidade em diferentes países.

O período de quase 80 anos até que isso aconteça explica-se porque, de acordo com os números oficiais da rede social, mais de 60% dos utilizadores do Facebook tem menos de 35 anos, enquanto apenas 5% tem mais de 65. Ou seja, em teoria, ainda deverá demorar bastante tempo até que estes jovens morram, levando décadas até que a plataforma se transforma num cemitério virtual.

Outros números, no entanto, são bem mais sombrios. A Universidade de Massachusetts constatou que, em 2016, 972 mil utilizadores do Facebook devem morrer. Esse total também só deve aumentar ao longo dos anos, até chegar a um momento em que teremos mais falecimentos do que novos perfis e, finalmente, a transformação da rede num gigantesco memorial.

As contas memoriais são modificadas para este estatuto mas não são apagadas, mesmo com comprovação de que o utilizador morreu através de atestados de óbito e notícias, se o utilizador não tiver dado autorização em vida. A única forma de efetivamente apagar o perfil de um ente querido morto do Facebook é obtendo acesso à própria conta e fazendo isso manualmente.

Estas contas não aparecem entre sugestões para novas amizades, enquanto os amigos do falecido não são mais lembrados de aniversários e outros eventos importantes relacionados com a pessoa.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

"Risco de readmissão é grande". Quase um terço dos infetados voltou ao hospital (e um em cada oito morreu)

De acordo com um estudo recente realizado no Reino Unido, quase um terço das pessoas que tiveram alta de um internamento por problemas de saúde relacionados com a covid-19, em Inglaterra, regressaram ao hospital pela …

Fecho das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública"

O encerramento das escolas "seria a medida mais forte de saúde pública a ser tomada" perante a existência de um "teto falso" na deteção de novos casos e o aparecimento da variante inglesa, defendeu hoje …

"Ato ditatorial" e "humilhação cruel". Mourinho criticado por optar por Gedson em vez de Dele Alli

O ex-futebolista Stan Collymore chamou Mourinho de ditador e criticou o facto de ter deixado Dele Alli de fora dos convocados em detrimento de Gedson Fernandes. Stan Collymore, antigo jogador do Liverpool, criticou José Mourinho pela …

Preços das casas devem descer neste ano (e deixam a banca em risco)

Após se terem aguentado mais ou menos estáveis em 2020, apesar da pandemia de covid-19, os preços das casas devem começar a descer neste ano com o prolongar da crise sanitária. Uma situação que preocupa …

Sem promessas para 2022, Governo admite criar “escalões intermédios” na Função Pública

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, admitiu, em entrevista ao ECO, rever a tabela salarial da Função Pública e criar “escalões intermédios para as progressões intermédias”. Em entrevista ao jornal …

@AnaMartinsGomes. A gladiadora do Twitter é candidata a Belém

Se há arena onde a candidata socialista a Belém se sente confortável, é o Twitter. Palco de grandes partilhas e encruzilhadas, é inegável que essa rede social marca o caminho da diplomata. Ana Gomes é conhecida …

Rui Rio apela ao Governo por "confinamento a sério" e lembra que este "não existe para ser popular"

Rui Rio desafia o Governo a "impor um confinamento a sério em nome do interesse nacional". Na sua conta no Twitter, o líder do PSD escreve que "um Governo não existe para ser popular mas …

FC Porto ameaça não ir a jogo. Sporting acusa "dragões" de "pressão inaceitável"

O Sporting acusou segunda-feira o FC Porto de estar a "pressionar, de forma absolutamente inaceitável, as autoridades da Saúde e a Liga" para que Nuno Mendes e Sporar falhem hoje as meias-finais da Taça da …

Empresas de comércio e serviços propõem suspensão de alguns impostos

Com o novo confinamento geral, a maioria das empresas de comércio e serviços volta a fechar portas. Por isso, pedem-se mais apoios ao Governo, considerando que os já anunciados são insuficientes. Em declarações à rádio Renascença, …

Benfica anuncia surto e pode parar duas semanas. Vieira é um dos infetados

Foram identificados 17 novos casos de covid-19 no SL Benfica. Em comunicado, o clube remete à DGS a decisão de parar durante duas semanas. O Benfica detetou 17 novos casos de covid-19 entre jogadores, equipa técnica …