Facebook apagou 32 contas criadas para influenciar eleições nos Estados Unidos

O Facebook revelou que as 32 contas e páginas que baniu do Facebook e do Instagram tinham como objetivo interferir nas eleições intercalares dos EUA.

O Facebook anunciou que encerrou 32 páginas suspeitas de querer influenciar as eleições intercalares marcadas para novembro nos Estados Unidos. De acordo com a rede social, estas contas do Facebook e do Instagram estariam a criar vários eventos de protesto em Washington, com o único propósito de provocar discórdia entre os eleitores.

No comunicado, a empresa liderada por Mark Zuckerberg revela que, desde maio do ano passado, estas páginas criaram cerca de 30 eventos e pagaram um total de 11 mil dólares, cerca de 9400 euros, por 150 anúncios. As páginas tinham, no total, cerca de 290 mil contas a seguirem-nas, avança o Observador.

A rede social está ainda a investigar o sucedido, mas em causa estão 32 contas envolvidas em comportamentos “coordenados” que pareciam ser falsas: oito páginas do Facebook, 17 perfis nesta rede social, e sete contas de Instagram. Segundo a empresa, o objetivo final destas contas era incendiar os ânimos em protestos de modo a criar divisão.

O Facebook ainda não conseguiu encontrar a fonte destas páginas, mas, apesar de não saber quem está por detrás destes esforços, considera que pode ter ligações com a Rússia.

A empresa descobriu algumas conexões entre as contas que removeu e as associadas à Agência de Pesquisa da Internet da Rússia, removidas antes e depois das eleições presidenciais dos EUA em 2016.

Além disso, a empresa acrescentou que os responsáveis têm tido “mais cuidado em apagar os seus rastos” do que em 2016, em parte devido às medidas que a Facebook tem adotado para evitar abusos, no último ano.

Segundo a TSF, houve, entretanto, reações políticas ao anúncio do Facebook. Membros dos dois partidos apontam o dedo a Moscovo e apelam à rede social que continue o trabalho de identificação, e um senador republicano promete apresentar uma proposta de medidas de retaliação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …