Mesmo depois do escândalo do Cambridge Analytica, com o uso indevido de mais de 87 milhões de dados de contas do Facebook, a empresa ainda parece ter uma relação, no mínimo, curiosa com os seus utilizadores.
Algumas pessoas repararam que a aplicação da rede social começou a pedir um novo tipo de permissão em aparelhos Android, chamado Superutilizador.
Pelas imagens divulgadas via Twitter, o pedido daria acesso ao Facebook a todos os dados e dispositivos do aparelho, por um período indeterminado. Um aviso do Android alerta o utilizador: “Garanta acesso completo ao seu dispositivo. Recuse se não tem certeza”.
Um utilizador questiona: “Por que é que o Facebook precisa de permissão? O que está acontecer com esta empresa?”.
De acordo com análise do site Bleeping Computer, em conversa com investigadores, o popup é provavelmente um erro da aplicação.
Nikolaos Chrysaidos, acredita que seja um problema num kit de desenvolvimento de software (SDK) chamado WhiteOps, usado para detetar fraudes relacionadas com propagandas. O investigador acredita que a empresa deva estar a implementar a ferramenta, daí a falha no software.
Até ao momento, a melhor recomendação, caso isso aconteça com a sua aplicação, é negar o super acesso ao Facebook.
ZAP // CanalTech / Ciberia / Bleeping Computer
Erro… yeah right… Somos todos burros não?
Isso so acontece em dispositivos roteados.. Cuidadinho.
Quer queiramos ou não, isto será o futuro; “a internet das coisas” irá tomando aos poucos e sem restrições conta de todos os nossos aparelhos e mesmo de nós próprios (através da biotecnologia) ; os meta-dados vieram para ficar. Um novo paradigma social vem a caminho, disso não tenham duvidas.
uma especie de pide com anabolizantes !