A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Trey Ratcliff / Flickr

Anthony Bourdain

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda em leilão em outubro.

A notícia foi dada pelo The New York Times e explica que a leiloeira norte-americana Lark Mason Associates foi a escolhida para organizar este leilão cujos lucros serão divididos em dois: 60% serão entregues à família, a sua ex-mulher Ottavia Busia e a filha de ambos, Ariane; os restantes 40% serão entregues ao Culinary Institute of America (CIA), a escola de culinária onde o ex-cozinheiro teve aulas. A CIA irá investir o dinheiro na bolsa de estudo criada para homenagear Bourdain que vai levar alunos a estudar no estrangeiro.

A Lark Mason estima que a avaliação total de todos os itens fique algures entre os 200 mil e os 400 mil dólares (entre os 181 mil e os 362 mil euros) e, ao que tudo indica, eles são uma espécie de montra para o verdadeiro Anthony Bourdain.

A sua assistente de longa data, Laurie Woolever, explicou ao jornal norte-americano que o chef não guardava muitos souvenirs que lhe iam oferecendo nas suas viagens, sendo bastante seletivo com os itens que escolhia guardar.

Um deles, que estará à venda, é o casaco especial – tem um emblema de duas facas de cozinha cruzadas e o nome ‘Tony Bourdain’ bordado – que a marinha dos EUA lhe ofereceu quando Bourdain, a sua equipa e uma série de outros seus conterrâneos tiveram de ser resgatados de Beirute em 2006 por causa do conflito israelo-libanês.

Música, arte e literatura tinham um lugar especial no coração do protagonista de “No Reservations” e prova disso são as obras de Ralph Steadman (ilustrador que colaborava com Hunter S. Thompson e amigo pessoal de Bourdain) ou do pintor John Lurie por exemplo, mas também os vários livros, manuscritos e inúmeros discos de vinil que vão poder ser comprados.

Entre os artefactos mais peculiares encontra-se uma faca feita à mão a partir de um meteorito (originário de Campo de Cielo, na América do Sul) pelo cutileiro norte-americano Bob Kramer, um dos mais prestigiados do mundo. A leiloeira estima que este será o item mais caro de todos, podendo alcançar os seis mil dólares (cerca de 5.400 euros).

Há ainda uma estatueta em prata e bronze do boneco da Michelin (avaliada algures entre os 15o0e 200 dólares, ou 136 e 181 euros) e uma prensa metálica para patos que apareceu num episódio de 2012 de “Parts Unknown” e serve para espremer os sucos que sobram de uma carcaça desta ave que já foi cozinhada e trinchada.

Woolever explica que o gosto de Bourdain “procurava sempre o conforto” e privilegiava uma “elegância tranquila”. Anthony chegou a dizer-lhe que gostava que o seu apartamento em Manhattan fosse decorado de forma a parecer-se com o lendário hotel Chateau Marmont, em Hollywood.

Lark Mason, o responsável da leiloeira, afirmou também que, apesar de nunca ter conhecido Bourdain pessoalmente, conseguia perceber que valorizava os básicos: roupas simples e facas que cortavam bem.

“Eram coisas que o deviam ajudar a manter os pés na terra. Ele teve uma vida turbulenta em muitos aspetos e era uma alma inquieta. Ao catalogarmos os seu pertences percebemos que todos eles tinham um propósito específico”, acrescenta.

Anthony Bourdain foi encontrado morto num quarto de hotel em França em junho de 2018, onde se encontrava para gravar mais um episódio do programa “Parts Unknown”. A autópsia revelou que o chef se suicidou recorrendo ao cinto de um robe do Le Chambard Hotel, localizado em Paris, onde estava hospedado.

Anthony Michael “Tony” Bourdain nasceu em Nova Iorque, a 25 de junho de 1956. Chef, escritor e apresentador de televisão, tornou-se conhecido pelo seu livro Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly, lançado em 2000. Com ascendência francesa por parte do pai, o chef norte-americano apresentava no Travel Channel o programa de aventuras culturais e culinárias Anthony Bourdain: No Reservations.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …

Com Ferro Rodrigues "não acontecerá." Castração química não será debatida no Parlamento

Admitindo que as responsabilidades pela decisão de não admissibilidade do projeto de lei do Chega eram suas, Ferro Rodrigues deixou claro que, consigo na presidência da Assembleia da República, projetos de lei (provavelmente) inconstitucionais como …

Eleições para o Tribunal Constitucional suspensas. Boletins de voto estavam ilegais

A votação dos nomes para ocuparem as duas vagas no Tribunal Constitucional foi suspensa porque os boletins de votos que foram entregues aos deputados não estavam conforme manda a lei. De acordo com o jornal ECO, …

Chega já é a 5.ª força política em Portugal. CDS ultrapassado pelo PAN e Iniciativa Liberal

O PS mantém a distância para o PSD em fevereiro, segundo o Barómetro Político da Aximage para o Jornal Económico, que dá ainda conta que o CDS está em queda, posicionando-se apenas à frente do …