A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Trey Ratcliff / Flickr

Anthony Bourdain

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda em leilão em outubro.

A notícia foi dada pelo The New York Times e explica que a leiloeira norte-americana Lark Mason Associates foi a escolhida para organizar este leilão cujos lucros serão divididos em dois: 60% serão entregues à família, a sua ex-mulher Ottavia Busia e a filha de ambos, Ariane; os restantes 40% serão entregues ao Culinary Institute of America (CIA), a escola de culinária onde o ex-cozinheiro teve aulas. A CIA irá investir o dinheiro na bolsa de estudo criada para homenagear Bourdain que vai levar alunos a estudar no estrangeiro.

A Lark Mason estima que a avaliação total de todos os itens fique algures entre os 200 mil e os 400 mil dólares (entre os 181 mil e os 362 mil euros) e, ao que tudo indica, eles são uma espécie de montra para o verdadeiro Anthony Bourdain.

A sua assistente de longa data, Laurie Woolever, explicou ao jornal norte-americano que o chef não guardava muitos souvenirs que lhe iam oferecendo nas suas viagens, sendo bastante seletivo com os itens que escolhia guardar.

Um deles, que estará à venda, é o casaco especial – tem um emblema de duas facas de cozinha cruzadas e o nome ‘Tony Bourdain’ bordado – que a marinha dos EUA lhe ofereceu quando Bourdain, a sua equipa e uma série de outros seus conterrâneos tiveram de ser resgatados de Beirute em 2006 por causa do conflito israelo-libanês.

Música, arte e literatura tinham um lugar especial no coração do protagonista de “No Reservations” e prova disso são as obras de Ralph Steadman (ilustrador que colaborava com Hunter S. Thompson e amigo pessoal de Bourdain) ou do pintor John Lurie por exemplo, mas também os vários livros, manuscritos e inúmeros discos de vinil que vão poder ser comprados.

Entre os artefactos mais peculiares encontra-se uma faca feita à mão a partir de um meteorito (originário de Campo de Cielo, na América do Sul) pelo cutileiro norte-americano Bob Kramer, um dos mais prestigiados do mundo. A leiloeira estima que este será o item mais caro de todos, podendo alcançar os seis mil dólares (cerca de 5.400 euros).

Há ainda uma estatueta em prata e bronze do boneco da Michelin (avaliada algures entre os 15o0e 200 dólares, ou 136 e 181 euros) e uma prensa metálica para patos que apareceu num episódio de 2012 de “Parts Unknown” e serve para espremer os sucos que sobram de uma carcaça desta ave que já foi cozinhada e trinchada.

Woolever explica que o gosto de Bourdain “procurava sempre o conforto” e privilegiava uma “elegância tranquila”. Anthony chegou a dizer-lhe que gostava que o seu apartamento em Manhattan fosse decorado de forma a parecer-se com o lendário hotel Chateau Marmont, em Hollywood.

Lark Mason, o responsável da leiloeira, afirmou também que, apesar de nunca ter conhecido Bourdain pessoalmente, conseguia perceber que valorizava os básicos: roupas simples e facas que cortavam bem.

“Eram coisas que o deviam ajudar a manter os pés na terra. Ele teve uma vida turbulenta em muitos aspetos e era uma alma inquieta. Ao catalogarmos os seu pertences percebemos que todos eles tinham um propósito específico”, acrescenta.

Anthony Bourdain foi encontrado morto num quarto de hotel em França em junho de 2018, onde se encontrava para gravar mais um episódio do programa “Parts Unknown”. A autópsia revelou que o chef se suicidou recorrendo ao cinto de um robe do Le Chambard Hotel, localizado em Paris, onde estava hospedado.

Anthony Michael “Tony” Bourdain nasceu em Nova Iorque, a 25 de junho de 1956. Chef, escritor e apresentador de televisão, tornou-se conhecido pelo seu livro Kitchen Confidential: Adventures in the Culinary Underbelly, lançado em 2000. Com ascendência francesa por parte do pai, o chef norte-americano apresentava no Travel Channel o programa de aventuras culturais e culinárias Anthony Bourdain: No Reservations.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …