Federação Inglesa acusa Bernardo Silva de conduta imprópria

2

O internacional português foi acusado pela Federação Inglesa de Futebol (FA) de conduta imprópria e ofensiva para com o colega de equipa francês Benjamin Mendy.

Em causa está um tweet publicado por Bernardo Silva com a imagem em criança de Benjamin Mendy, colega de equipa do Manchester City e amigo desde os tempos em que ambos jogavam no Mónaco, acompanhado da ilustração do boneco característico da marca de chocolates Conguitos, com a pergunta “adivinhem quem é?”.

A Federação Inglesa de Futebol (FA), que dá até 9 de outubro para o avançado responder, alega que este comentário constitui uma violação agravada dos seus códigos de conduta, por “incluir referência, expressa ou implícita, à raça e/ou cor e/ou origem étnica”.

A situação criou polémica, com a Associação de Combate ao Racismo Kick Out a pedir para que a FA tomasse medidas e Bernardo Silva apagou quase de imediato o tweet, lamentando que não seja possível “brincar com um amigo”.

Na semana passada, o internacional português escreveu uma carta à FA, na qual lamenta qualquer ofensa causada pelo tweet em causa, tendo juntado ainda um depoimento de Mendy, em que o companheiro de equipa diz não ter ficado ofendido.

A FA já tinha também escrito ao Manchester City, solicitando informações ao clube.

O treinador dos citizens, o espanhol Pep Guardiola, saiu em defesa do jogador, referindo que se tratou de “uma simples piada” entre Bernardo e Mendy, que são grandes amigos, acrescentando ser completamente errado pensar que o tweet tinha conotação racista.

“A Federação deve focar-se noutras questões, porque não conhecem a pessoa de quem estão a falar. Bernardo é uma das pessoas mais adoráveis que já conheci na minha vida. Fala cinco línguas e essa é a melhor forma de entender como ele tem uma mente aberta. Um dos seus melhores amigos é o Mendy, é como um irmão para ele”, referiu.

“A imagem não é sobre a cor da pele. Ele tirou uma fotografia de Benjamin quando era mais novo e relacionou-a com esse boneco, que era muito semelhante. Sinceramente, não penso nesse assunto. Se querem falar com ele, creio que ele está aberto para explicar, mas primeiro devem saber exatamente com quem vão falar. É uma pessoa excecional“, disse ainda o treinador catalão.

Bernardo e Mendy começaram a jogar juntos na época 2016/17, ambos ao serviço do Mónaco. Na época seguinte, transferiram-se para o Manchester City, onde têm mantido uma relação de amizade desde então.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Os ingleses estão cada vez mais estúpidos!…
    Devem ser já Influências do Trump e do seu gémeo inglês (Boris)…
    Então os jogadores são amigos, o “visado” diz que foi uma brincadeira e, eles insistem em inventar um problema que não existe?!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.