Bernardo Silva acha que podia ter estado entre os finalistas do The Best

Os prémios The Best da FIFA, o recente hat-trick na goleada frente ao Watford e a mais recente polémica com o colega de equipa Benjamin Mendy foram alguns dos temas abordados pelo médio português numa entrevista ao Expresso.

Numa entrevista ao Tribuna Expresso, Bernardo Silva abordou vários temas, entre os quais a entrega de prémios da FIFA, que decorreu esta segunda-feira em Itália e que teve Lionel Messi como o vencedor do prémio The Best.

Apesar da boa época no Manchester City e da conquista da Liga das Nações, o nome do jogador português não apareceu entre os dez candidatos ao prémio, nos quais se encontrava apenas Cristiano Ronaldo.

“Claro que, com a época que fizemos, devia estar um ou até dois jogadores do Manchester City nessa lista final. A minha época foi boa: quatro títulos em Inglaterra e a Liga das Nações. Agora, não sei qual o critério, nem as votações“.

Questionado sobre se um desses dois jogadores devia ser ele mesmo, Bernardo respondeu que “possivelmente sim” mas que, na sua opinião, “os melhores títulos são os coletivos”, embora não esconda que ficaria contente se lhes pudesse juntar um The Best ou uma Bola de Ouro.

Sobre o hat-trick que marcou recentemente, na goleada por 8-0 frente ao Watford, o médio português revela estar muito contente. “Foi o meu primeiro hat-trick. Normalmente, esses momentos estão guardados para os avançados, mas desta vez fui eu. Tive sorte de a bola ter sobrado para mim em duas ocasiões. Estou muito contente, claro”.

Depois desse jogo, o internacional português partilhou um tweet (entretanto apagado) em que compara o colega de equipa Benjamin Mendy à imagem dos Conguitos, o que levou a Federação Inglesa de futebol a investigar o jogador por alegado racismo.

Questionado pelo Tribuna sobre esta polémica, o jogador preferiu não responder. “Para mim isso é um não-assunto. Não vale a pena comentar”, lamentou.

Esta terça-feira, o treinador do City, Pep Guardiola, saiu em defesa do seu jogador, considerando que a Federação devia focar-se noutras questões.

“A Federação deve focar-se em outras questões, porque não conhecem a pessoa de quem estão a falar. Bernardo é uma das pessoas mais adoráveis que já conheci na minha vida. Fala cinco línguas e essa é a melhor forma de entender como ele tem uma mente aberta. Um dos seus melhores amigos é o Mendy, é como um irmão para ele”, referiu o técnico, citado pelo jornal A Bola.

A imagem não é sobre a cor da pele. Ele tirou uma fotografia de Benjamin quando era mais novo e relacionou-a com esse boneco, que era muito semelhante. Sinceramente, não penso nesse assunto. Se querem falar com ele, creio que ele está aberto para explicar, mas primeiro devem saber exatamente com quem vão falar. Bernardo é uma pessoa excecional”, disse ainda o treinador catalão.

Bernardo e Mendy começaram a jogar juntos na época 2016/17, ambos ao serviço do Mónaco. Na época seguinte, transferiram-se para o Manchester City, onde têm mantido uma relação de amizade desde então.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os humanos. Até os cães-guia podem vir a ser substituídos por robôs

A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) não ameaça apenas automatizar o trabalho dos humanos. Os cães-guia, que ajudam pessoas com deficiência visual a navegar com segurança pelo mundo, podem ser os seus próximos alvos. Uma equipa …

Laboratório investigado em Madrid depois de vídeo mostrar maus tratos a animais

Um laboratório em Madrid, Espanha, está a ser investigado por alegados maus tratos a animais, depois de uma inspeção confirmar as suspeitas de abuso filmadas por um antigo funcionário. O vídeo divulgado pela Cruelty Free International …

Equipa realiza primeiro transplante de traqueia do mundo. Pode reverter danos causados pela covid-19

Uma equipa de cirurgiões realizou o primeiro transplante de traqueia humana do mundo. A cirurgia foi feita numa mulher com graves danos no órgão, revelou o Hospital Mount Sinai, em Nova Iorque. A recetora do transplante …

Em 2020, os mais velhos renderam-se aos "animais de estimação pandémicos"

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos "animais de estimação pandémicos" em 2020. Os mais velhos também não resistiram. Segundo a National Poll on Healthy …

Tramado por uma turfeira. Homem confessa assassinato, mas corpo encontrado tinha 1600 anos

O que tinha tudo para ser um casamento feliz, acabou em tragédia. Num estranho caso em que uma simples planta ditou o desfecho de uma investigação criminal. Em 1959, a retratista e entusiasta de viagens Malika …

"Projeto Bernanke". Google terá usado programa secreto para dar vantagem ao seu sistema de anúncios

A Google terá usado durante anos um programa secreto que usava dados de lances anteriores na bolsa de publicidade digital da empresa para dar ao seu próprio sistema de compra de anúncios uma vantagem sobre …

Para "proteger a verdade histórica", Rússia divulga documentos que revelam atrocidades nazis em Stalingrado

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou documentos desclassificados que detalham atrocidades cometidas por soldados e oficiais nazis durante a II Guerra Mundial. A divulgação destes documentos, que foram publicados no site do Ministério da Defesa …

Espanha. Funcionários públicos podem trabalhar três dias em casa sem perder direitos

O Governo espanhol e os sindicatos de funcionalismo público chegaram, esta segunda-feira, a um acordo que prevê que os trabalhadores da Administração Pública podem trabalhar três dias por semana em casa com os mesmos direitos …

Rara coleção de um dos primeiros fotógrafos da História vai a leilão nos EUA

Quase 200 imagens de um dos primeiros fotógrafos da história, William Henry Fox Talbot, vão a leilão, em Nova Iorque, já este mês. A coleção de William Henry Fox Talbot será parte do leilão "50 obras-primas …

Em greve de fome, Navalny é ameaçado ser alimentado à força. Ativistas falam em tortura

O opositor russo Alexei Navalny afirmou hoje na rede social Twitter que as autoridades penitenciárias estão a ameaçar alimentá-lo à força para quebrar a greve de fome que mantém na prisão desde 31 de março. “Ele …