Bernardo Silva escreve carta à Federação Inglesa a lamentar tweet sobre Mendy

(dr) Manchester City

Bernardo Silva

O internacional português escreveu uma carta à Federação Inglesa de Futebol, na qual lamenta qualquer ofensa causada pelo tweet em que comparou Mendy, colega no Manchester City, à figura representativa dos chocolates Conguitos.

A polémica surgiu quando Bernardo Silva publicou no domingo uma imagem de Mendy — colega de equipa no Manchester City e amigo desde os tempos em que ambos jogavam no Mónaco —, em criança, acompanhado da ilustração da marca de chocolates Conguitos, com a pergunta “adivinhem quem é?”.

A situação criou polémica, com a Associação de Combate ao Racismo ‘Kick Out’ a pedir na segunda-feira para que a Federação Inglesa de Futebol tomasse medidas, e o avançado apagou quase de imediato o tweet, lamentando que não seja possível “brincar com um amigo”.

Na carta, enviada na quinta-feira à Federação Inglesa, o internacional português juntou um depoimento de Mendy, em que o companheiro de equipa diz não ter ficado ofendido.

A FA já tinha também escrito ao Manchester City, solicitando informações ao clube.

O treinador dos citizens, o espanhol Pep Guardiola, defendeu o seu jogador, referindo que se tratou de “uma simples piada” entre Bernardo e Mendy, que são grandes amigos, acrescentando ser completamente errado pensar que o tweet tinha conotação racista.

“A Federação deve focar-se noutras questões, porque não conhecem a pessoa de quem estão a falar. Bernardo é uma das pessoas mais adoráveis que já conheci na minha vida. Fala cinco línguas e essa é a melhor forma de entender como ele tem uma mente aberta. Um dos seus melhores amigos é o Mendy, é como um irmão para ele”, referiu.

“A imagem não é sobre a cor da pele. Ele tirou uma fotografia de Benjamin quando era mais novo e relacionou-a com esse boneco, que era muito semelhante. Sinceramente, não penso nesse assunto. Se querem falar com ele, creio que ele está aberto para explicar, mas primeiro devem saber exatamente com quem vão falar. Bernardo é uma pessoa excecional”, disse ainda o treinador catalão.

Bernardo e Mendy começaram a jogar juntos na época 2016/17, ambos ao serviço do Mónaco. Na época seguinte, transferiram-se para o Manchester City, onde têm mantido uma relação de amizade desde então.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.