O grupo europeu de extrema-direita Identidade e Democracia (ID) vai ser recebido por André Ventura e pela deputada Rita Matias, do Chega, em Lisboa, num encontro de partidos de direita radical.
O encontro começou esta quinta-feira com jantar à porta fechada. À mesa, Thibaut François (dirigente da União Nacional e deputado do Parlamento francês) e os eurodeputados Susanna Ceccardi (eleita pelo partido italiano Liga, de Matteo Salvini) e Maximilian Krah (Alternativa para a Alemanha).
Com o mote “Em Direção a uma Europa de Cooperação”, o encontro termina esta sexta-feira com a chegada de Marine Le Pen, da União Nacional, de França, entre outros líderes da família partidária de André Ventura.
Portugal, França e Alemanha vão mudar. Têm de mudar. Pela decência e pela dignidade, contra o sistema instalado! pic.twitter.com/tF66k4gcKL
— André Ventura (@AndreCVentura) November 19, 2023
Timo Chrupalla (copresidente da Alternativa para a Alemanha), Gerolf Annemans (presidente do ID e membro do Vlaams Belang, o partido nacionalista flamengo, da Bélgica), também marcam presença. Os convites estendem-se a Santiago Abascal, do partido espanhol Vox, e à primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.
O encontro com Le Pen acontece dois anos depois da sua vinda a Portugal para apoiar a candidatura presidencial de André Ventura, descrito pela responsável de extrema-direita, segundo o Diário de Notícias, como alguém “corajoso”com “capacidade para unir o povo português.”
Com a ascensão recente da extrema-direita ao poder em países como a Argentina, onde Javier Milei se tornou presidente, ou Países Baixos, que deram a vitória a Geert Wilders, do Partido Pela Liberdade — que pertence ao ID e já foi felicitado por André Ventura: “a seguir será Portugal!”, avisou o líder do Chega.
O nosso amigo Geert Wilders acaba de vencer as eleições nos Países Baixos. É o último sinal : a seguir será Portugal! pic.twitter.com/1gdlootL3E
— André Ventura (@AndreCVentura) November 22, 2023
Pelas 13h30 desta sexta-feira haverá uma conferência de imprensa com Le Pen e Chrupalla na Assembleia da República. As declarações estavam inicialmente agendadas para os Passos Perdidos, mas os serviços parlamentares não autorizaram, forçando o Chega a reunir na sua sala de grupo parlamentar.
No Convento do Beato decorre às 19h00 uma reunião pública do ID com a presença dos líderes dos partidos de extrema-direita da Estónia e da República Checa.