Expresso acusado de copiar o New York Times

O semanário português foi acusado pela designer Ann Cross de copiar uma capa da revista do New York Times, sem ter feito qualquer pedido de autorização.

Num tweet que tem estado a ganhar popularidade desde a tarde deste sábado, o jornal Expresso é acusado pela designer Ann Cross de, na edição desta semana da Revista E, demonstrar uma “desavergonhada preguiça criativa” ao usar uma solução gráfica que se assemelha a uma capa da revista do New York Times.

Um dos utilizadores respondeu ao tweet lembrando que, na verdade, o semanário poderia ter pedido autorização e até ter pago pelos direitos de autor para fazer a capa. Gail Bichler, diretora de design da New York Times Magazine, veio tirar as dúvidas que pudessem existir e dizer que não, o jornal português não fez qualquer pedido do género.

O Espalha-Factos contactou por e-mail, durante a manhã deste domingo, o diretor de arte do Expresso, Marco Grieco, que até ao momento ainda não reagiu à polémica em causa. Nenhum dos responsáveis pelo jornal fez, até agora, qualquer comentário sobre o assunto.

O Expresso é o maior semanário português e tem disputado, nos últimos meses, o lugar de jornal mais vendido em Portugal com o Correio da Manhã. Os dados da APCT indicam que a publicação teve, no último bimestre analisado, uma circulação de 91.903 exemplares por edição.

O jornal semanal é também o único título de imprensa do grupo Impresa que continuará nas mãos da holding detida por Francisco Pinto Balsemão depois da reestruturação de portefólio prevista para os próximos meses.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nos dias que correm é cada vez mais dificil provar que houve realmente plágio. Quem me garante que o artista não terá criado a capa sem nunca ter visto a do New York Times? Quem me garante que o artista do Expresso não terá tido a ideia antes do artista do New York Times? De qualquer forma, depois de quase tudo descoberto e experimentado, será assim tão difícil de fazer uma capa que se assemelha a outra?
    Mas o que aqui se relata não é o que me preocupa mais. O que mais me preocupa é o facto de o Expresso (jornal com alguma qualidade e seriedade) estar a competir com… o CM!

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …