Expresso acusado de copiar o New York Times

1

O semanário português foi acusado pela designer Ann Cross de copiar uma capa da revista do New York Times, sem ter feito qualquer pedido de autorização.

Num tweet que tem estado a ganhar popularidade desde a tarde deste sábado, o jornal Expresso é acusado pela designer Ann Cross de, na edição desta semana da Revista E, demonstrar uma “desavergonhada preguiça criativa” ao usar uma solução gráfica que se assemelha a uma capa da revista do New York Times.

Um dos utilizadores respondeu ao tweet lembrando que, na verdade, o semanário poderia ter pedido autorização e até ter pago pelos direitos de autor para fazer a capa. Gail Bichler, diretora de design da New York Times Magazine, veio tirar as dúvidas que pudessem existir e dizer que não, o jornal português não fez qualquer pedido do género.

O Espalha-Factos contactou por e-mail, durante a manhã deste domingo, o diretor de arte do Expresso, Marco Grieco, que até ao momento ainda não reagiu à polémica em causa. Nenhum dos responsáveis pelo jornal fez, até agora, qualquer comentário sobre o assunto.

O Expresso é o maior semanário português e tem disputado, nos últimos meses, o lugar de jornal mais vendido em Portugal com o Correio da Manhã. Os dados da APCT indicam que a publicação teve, no último bimestre analisado, uma circulação de 91.903 exemplares por edição.

O jornal semanal é também o único título de imprensa do grupo Impresa que continuará nas mãos da holding detida por Francisco Pinto Balsemão depois da reestruturação de portefólio prevista para os próximos meses.

1 Comment

  1. Nos dias que correm é cada vez mais dificil provar que houve realmente plágio. Quem me garante que o artista não terá criado a capa sem nunca ter visto a do New York Times? Quem me garante que o artista do Expresso não terá tido a ideia antes do artista do New York Times? De qualquer forma, depois de quase tudo descoberto e experimentado, será assim tão difícil de fazer uma capa que se assemelha a outra?
    Mas o que aqui se relata não é o que me preocupa mais. O que mais me preocupa é o facto de o Expresso (jornal com alguma qualidade e seriedade) estar a competir com… o CM!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.