O semanário português foi acusado pela designer Ann Cross de copiar uma capa da revista do New York Times, sem ter feito qualquer pedido de autorização.
Num tweet que tem estado a ganhar popularidade desde a tarde deste sábado, o jornal Expresso é acusado pela designer Ann Cross de, na edição desta semana da Revista E, demonstrar uma “desavergonhada preguiça criativa” ao usar uma solução gráfica que se assemelha a uma capa da revista do New York Times.
Um dos utilizadores respondeu ao tweet lembrando que, na verdade, o semanário poderia ter pedido autorização e até ter pago pelos direitos de autor para fazer a capa. Gail Bichler, diretora de design da New York Times Magazine, veio tirar as dúvidas que pudessem existir e dizer que não, o jornal português não fez qualquer pedido do género.
O Espalha-Factos contactou por e-mail, durante a manhã deste domingo, o diretor de arte do Expresso, Marco Grieco, que até ao momento ainda não reagiu à polémica em causa. Nenhum dos responsáveis pelo jornal fez, até agora, qualquer comentário sobre o assunto.
O Expresso é o maior semanário português e tem disputado, nos últimos meses, o lugar de jornal mais vendido em Portugal com o Correio da Manhã. Os dados da APCT indicam que a publicação teve, no último bimestre analisado, uma circulação de 91.903 exemplares por edição.
O jornal semanal é também o único título de imprensa do grupo Impresa que continuará nas mãos da holding detida por Francisco Pinto Balsemão depois da reestruturação de portefólio prevista para os próximos meses.
Nos dias que correm é cada vez mais dificil provar que houve realmente plágio. Quem me garante que o artista não terá criado a capa sem nunca ter visto a do New York Times? Quem me garante que o artista do Expresso não terá tido a ideia antes do artista do New York Times? De qualquer forma, depois de quase tudo descoberto e experimentado, será assim tão difícil de fazer uma capa que se assemelha a outra?
Mas o que aqui se relata não é o que me preocupa mais. O que mais me preocupa é o facto de o Expresso (jornal com alguma qualidade e seriedade) estar a competir com… o CM!