/

Roupa, refeição, corpo: “Planeta Casa” ensina novos e velhos com 5 exemplos

Cortesia / Harmon

Iniciativa já começou e quer que as famílias tenham noção da importância da sustentabilidade através de actividades práticas.

A casa é sustentável, o veículo é ecológico, as roupas são reutilizadas, as refeições são saudáveis e até o corpo humano entra nas “aulas”.

Não são bem aulas. É uma exposição interactiva chamada “Planeta Casa” que chega agora ao Parque Nascente.

O centro comercial em Gondomar é o palco do evento que já começou nesta segunda-feira, dia 24 de Março, e estende-se até ao dia 30 de Março.

A “Planeta Casa” apresenta-se como uma experiência pedagógica para toda a família e tem um foco: sensibilizar os participantes para a importância da sustentabilidade – tudo através de actividades práticas.

A base desta iniciativa é mesmo a parte prática, o dia-a-dia das famílias, para demonstrar “como pequenos gestos podem ter um grande impacto no meio ambiente”.

Em comunicado, lê-se que os visitantes serão colocados no papel de agentes activos na preservação do meio ambiente, tendo cuidado com o consumo de água e energia, a importância da mobilidade suave em alternativa aos combustíveis fósseis, e a adopção de práticas de moda sustentável.

A organização deixou depois ao ZAP cinco exemplos práticos das actividades.

Casa sustentável: os novos moradores desta casa têm uma missão a cumprir – descobrir quais as regras a adoptar para a pegada ecológica diminuir. Reduzir o consumo de água e de energia eléctrica, assim como a utilização de energias mais sustentáveis, são algumas das medidas.

O meu veículo ecológico: na viagem para a escola, as crianças têm à disposição dois veículos ecológicos, como alternativas eficientes para a diminuição dos gases poluentes que exercem uma enorme influência no aumento do aquecimento global, do efeito de estufa e na ocorrência de chuvas ácidas. As crianças vão percorrer o percurso até à escola ao volante de um exemplar de veículo ecológico.

Eu reutilizo a minha roupa: os participantes têm à disposição várias peças de roupa às quais vão dar uma nova vida colocando novos adereços e ornamentos, para vestir o manequim que se encontra no espaço.

Que refeição deliciosa: as crianças com ajuda dos pais vão rodar a roleta para escolher um, entre os grupos de alimentos que compõe o prato ideal. De seguida procuram na piscina esses alimentos. No verso da roleta os participantes visualizam uma representação da quantidade de açúcar existente em bebidas como refrigerantes e sumo

Espreita o teu corpo: como somos por dentro? Neste último desafio os mais pequenos vão descobrir algumas curiosidades sobre o corpo humano e montar, com a ajuda dos pais, um puzzle com os principais órgãos do corpo humano.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.