Exportações de vinho cresceram 4,5% até setembro

foto: Paul Mannix / wikimedia

foto: Paul Mannix / wikimedia

As exportações de vinho cresceram 4,5% no primeiros nove meses deste ano, superando os 500 milhões euros, revelou hoje o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

Em comunicado, o IVV referiu que “o terceiro trimestre de 2013 foi o mais favorável do ano, com um crescimento de 7,4%, impulsionado pelas exportações extra-comunitárias que aumentaram 15,2% e representaram 49% do valor total exportado entre julho e setembro”.

“Com esta evolução, a exportação de vinhos durante os primeiros nove meses de 2013 mantém uma subida face ao período homólogo de 2012, de 4,5% em valor e de 11,1% em preço médio”, indicou.

De acordo com o IVV, “regista-se uma tendência de convergência no preço médio praticado nas exportações intra e extra comunitárias, mantendo-se a União Europeia como destino principal, com um peso de 55% do valor e do volume”.

Já as exportações para países extracomunitários “são 45% do valor, com cinco destinos (Angola, Estados Unidos, Canadá, Brasil e Suíça) a figurarem no grupo dos 10 principais mercados de exportação dos vinhos nacionais”.

Frederico Falcão, presidente do IVV, sublinhou “o contributo muito positivo que o setor do vinho está a dar para as exportações portuguesas”.

“O vinho tem um ciclo anual de exportações que não é constante em todos trimestres e desde 2010 nunca tínhamos tido um terceiro trimestre tão bom”, disse.

Com base nas vendas para o estrangeiro nos últimos 12 meses e comparando com o período de outubro de 2011 a setembro de 2012, Frederico Falcão estimou que em 2013 “é possível ultrapassar, mais uma vez, e pelo segundo ano, a barreira dos 700 milhões euros”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …