//

Expo Dubai 2020 ensina a Lenda da Sopa da Pedra às crianças de todo o mundo

DR / Expo 2020 Dubai

Lenda da Sopa da Pedra no livro “Children’s Tales from Around the World” editado pela Expo Dubai 2020.

A lenda da Sopa da Pedra é uma das histórias que integra o livro de contos infantis de todo o mundo que foi lançado pela Expo 2020 que arranca em Outubro próximo no Dubai, após ter sido adiada por causa da pandemia.

O livro “Children’s Tales from Around the World” [Contos de crianças de todo o mundo na tradução para Português] apresenta uma colecção de 43 histórias com origem em diversos países do mundo e já vai na segunda edição.

A obra foi lançada pela Expo Dubai 2020 em formato digital e pode ser descarregada de forma gratuita, incluindo contos infantis de diversos países do mundo, nomeadamente a Lenda Sopa da Pedra a representar Portugal.

O livro surge como uma “bonita manifestação do compromisso da Expo 2020” para com o slogan do evento, “Connecting Minds, Creating the Future” (Conectando Mentes, Criando o Futuro na tradução para Português), como se explica no site dedicado à obra.

“Um conto gastronómico humilde sobre partilhar”

Como se diz no livro digital infantil, a Lenda da Sopa da Pedra é “um conto gastronómico humilde sobre partilhar” e que mostra “como a maior riqueza vem da partilha de recursos”.

“De acordo com as pessoas de Almeirim, um pobre frade que estava em peregrinação parou na vila e bateu à porta de uma casa”, começa por referir a lenda que inclui ilustrações de Mariana Mattos.

Como era “demasiado orgulhoso para pedir por um pouco de comida”, o frade pediu antes uma panela grande para fazer “uma deliciosa e reconfortante sopa da pedra”, prossegue a história.

Espantados com a ideia de uma sopa de pedra, os donos da casa convidaram o frade a entrar, emprestaram-lhe a panela e encheram-na de água, colocando-a sobre as chamas da lareira.

Então, o frade pegou numa pedra que antes tinha encontrado no chão, limpou-a e atirou-a para a água a ferver. Passado algum tempo, provou a água e disse que precisava de um pouco de sal, pedido ao qual a mulher da casa respondeu trazendo-o para salgar a água.

Agradecendo, o frade sugeriu que talvez a sopa precisasse de um pouco de chouriço.

Após lhe terem trazido o chouriço e de o ter cortado para a água fervente, sugeriu que se acrescentassem algumas sobras de legumes de uma refeição anterior.

A conversa entre o frade e os donos da casa continuou nesta toada, com mais ingredientes sendo adicionados à sopa. Até que, finalmente, o frade disse que estava pronta.

Então, o frade tirou a pedra da sopa, limpou-a e guardou-a de novo no bolso, e deixou a família da casa provar a sopa.

A família ficou espantada e grata por ter deixado o frade entrar na sua casa”, pois “se não tivesse acreditado nas suas capacidades em fazer a sopa de pedra, nunca teria aproveitado a melhor refeição das suas vidas”, relata-se no livro digital.

“O frade acreditava que se não tivesse partilhado a sua sopa com outros, esta não teria sabido tão bem”, conclui a lenda na versão inglesa da Expo 2020.

O evento no Dubai foi adiado por causa da pandemia e vai decorrer de 1 de Outubro deste ano até 31 de Março de 2022. Espera-se que seja a maior Exposição Universal de sempre, com cerca de 25 milhões de visitantes.

O Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020 vai ter uma entrada feita em calçada portuguesa e algumas paredes decoradas com azulejos. Além disso, a programa português prevê a divulgação de música lusófona, nomeadamente com samba e morna, além do fado.

 

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.