Expo Dubai 2020 ensina a Lenda da Sopa da Pedra às crianças de todo o mundo

DR / Expo 2020 Dubai

Lenda da Sopa da Pedra no livro “Children’s Tales from Around the World” editado pela Expo Dubai 2020.

A lenda da Sopa da Pedra é uma das histórias que integra o livro de contos infantis de todo o mundo que foi lançado pela Expo 2020 que arranca em Outubro próximo no Dubai, após ter sido adiada por causa da pandemia.

O livro “Children’s Tales from Around the World” [Contos de crianças de todo o mundo na tradução para Português] apresenta uma colecção de 43 histórias com origem em diversos países do mundo e já vai na segunda edição.

A obra foi lançada pela Expo Dubai 2020 em formato digital e pode ser descarregada de forma gratuita, incluindo contos infantis de diversos países do mundo, nomeadamente a Lenda Sopa da Pedra a representar Portugal.

O livro surge como uma “bonita manifestação do compromisso da Expo 2020” para com o slogan do evento, “Connecting Minds, Creating the Future” (Conectando Mentes, Criando o Futuro na tradução para Português), como se explica no site dedicado à obra.

“Um conto gastronómico humilde sobre partilhar”

Como se diz no livro digital infantil, a Lenda da Sopa da Pedra é “um conto gastronómico humilde sobre partilhar” e que mostra “como a maior riqueza vem da partilha de recursos”.

“De acordo com as pessoas de Almeirim, um pobre frade que estava em peregrinação parou na vila e bateu à porta de uma casa”, começa por referir a lenda que inclui ilustrações de Mariana Mattos.

Como era “demasiado orgulhoso para pedir por um pouco de comida”, o frade pediu antes uma panela grande para fazer “uma deliciosa e reconfortante sopa da pedra”, prossegue a história.

Espantados com a ideia de uma sopa de pedra, os donos da casa convidaram o frade a entrar, emprestaram-lhe a panela e encheram-na de água, colocando-a sobre as chamas da lareira.

Então, o frade pegou numa pedra que antes tinha encontrado no chão, limpou-a e atirou-a para a água a ferver. Passado algum tempo, provou a água e disse que precisava de um pouco de sal, pedido ao qual a mulher da casa respondeu trazendo-o para salgar a água.

Agradecendo, o frade sugeriu que talvez a sopa precisasse de um pouco de chouriço.

Após lhe terem trazido o chouriço e de o ter cortado para a água fervente, sugeriu que se acrescentassem algumas sobras de legumes de uma refeição anterior.

A conversa entre o frade e os donos da casa continuou nesta toada, com mais ingredientes sendo adicionados à sopa. Até que, finalmente, o frade disse que estava pronta.

Então, o frade tirou a pedra da sopa, limpou-a e guardou-a de novo no bolso, e deixou a família da casa provar a sopa.

A família ficou espantada e grata por ter deixado o frade entrar na sua casa”, pois “se não tivesse acreditado nas suas capacidades em fazer a sopa de pedra, nunca teria aproveitado a melhor refeição das suas vidas”, relata-se no livro digital.

“O frade acreditava que se não tivesse partilhado a sua sopa com outros, esta não teria sabido tão bem”, conclui a lenda na versão inglesa da Expo 2020.

O evento no Dubai foi adiado por causa da pandemia e vai decorrer de 1 de Outubro deste ano até 31 de Março de 2022. Espera-se que seja a maior Exposição Universal de sempre, com cerca de 25 milhões de visitantes.

O Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020 vai ter uma entrada feita em calçada portuguesa e algumas paredes decoradas com azulejos. Além disso, a programa português prevê a divulgação de música lusófona, nomeadamente com samba e morna, além do fado.

 

  Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …