Mais de 20 pessoas ficaram feridas, três delas com gravidade, após uma explosão num complexo de edifícios no centro de Gotemburgo, na Suécia. A polícia está a investigar as causas do incidente e admite a hipótese de um atentado terrorista.
A explosão, cuja origem e localização ainda não foram determinadas, provocou um incêndio por volta das 5 da manhã, horário local (4 da manhã em Lisboa), que obrigou parte dos residentes a saírem das suas casas, informaram os serviços de emergência.
Centenas de pessoas foram evacuadas dos edifícios e há mais de 20 feridos.
O número de pessoas que foram transferidas para um centro hospitalar é de 23, das quais cinco foram de ambulância e três estão gravemente feridas, todas mulheres e com idades entre os 60 e os 80 anos, detalhou o Hospital Universitário Sahlgrenska.
A polícia abriu uma investigação sobre o caso, enquanto no local continuam os trabalhos para apagar o incêndio.
Um morador disse a um jornal sueco que a explosão parece ter tido lugar no pátio interno do complexo, cuja porta foi destruída, conforme transcreve a ABC News.
As autoridades estão a considerar várias teorias, incluindo a possibilidade de uma explosão de gás, mas também um eventual engenho explosivo deixado junto ao portão, como reporta a ABC News.
“Acreditamos que alguma coisa que não tem causas naturais explodiu“, refere o porta-voz da polícia Christer Fuxborg a um jornal sueco, como cita a ABC News.
“Uma explosão numa zona de habitações, ou uma explosão em geral, não têm, normalmente, origens naturais”, refere ainda o chefe das operações de socorro, John Pile, citado pelo Le Figaro.
ZAP // Lusa