/

Explosão faz 13 mortos e dez feridos em mina de carvão na República Checa

Uma explosão de grisu – o gás associado ao carvão – matou 13 pessoas e feriu outras dez pessoas numa mina no leste da República Checa, informou esta sexta-feira o porta-voz do grupo mineiro OKD.

“No total, temos 13 mineiros mortos, 11 polacos e dois checos”, que se encontravam a trabalhar na mina de carvão, disse Ivo Celechovsky à agência de notícias France-Presse.

A explosão do metano ocorreu na quinta-feira na mina CSM, em Karvina, a cerca de 300 quilómetros a leste de Praga.

O primeiro-ministro da República Checa, Andrej Babis e o seu homólogo polaco, Mateusz Morawiecki, têm mantido conversações. Ambos se ofereceram para fazer tudo o que fosse possível para ajudar as vítimas. Por sua vez, o porta-voz da mina, Ivo Celechovsky, disse que o incidente ocorreu num ponto cerca de 800 metros de profundidade, revelando que alguns dos túneis suterrâneos foram completamente destruídas .

“O trabalho subterrâneo foi suspenso imediatamente. Houve uma evacuação imediata de todos os trabalhadores”, disse Celechovsky.

O incidente mais mortífero nas minas do carvão da República Checa ocorreu em outubro de 1990, quando 30 trabalhadores perderam a vida numa explosão de uma mina da mesma localidade, tal como nota a Europa Press.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.