/

Existem 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas

Tiago Petinga / Lusa

Existem atualmente em Portugal 51 surtos ativos de covid-19 em lares e 12 em escolas, revelou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, a diretora-geral da Direção-Geral da Saúde, Graça Freitas.

Sem identificar especificamente os lares ou as escolas em causa, Graça Freitas detalhou que dez dos lares estão localizados na região norte, havendo ainda dois na região centro, 33 em Lisboa e Vale do Tejo, três no Alentejo e três no Algarve.

Sobre as escolas, localiza-se em Lisboa de Vale do Tejo a maioria dos surtos de covid-19 (6), seguindo-se depois o Norte (5) e o centro do país (1).

 

Sobre uma eventual segunda vaga da pandemia, o Secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales, que também esteve presente na conferência de imprensa, referiu que a população portuguesa “tem que preparar o pior e esperar o melhor”.

Escola em Guimarães com 55 alunos em quarentena

Dois alunos da EB 2,3 Egas Moniz, em Guimarães, distrito de Braga, acusaram positivo para a covid-19, uma situação que colocou em quarentena duas turmas e cerca de 20 professores, disse esta segunda-feira à Lusa a diretora do agrupamento.

Segundo Rosalina Pereira, diretora do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, a escola vai recorrer ao ensino à distância para assegurar a continuidade das atividades.

Os casos positivos foram identificados na sexta-feira, tendo no domingo as autoridades de saúde determinado que os cerca de 55 alunos das turmas e os professores fossem colocados em quarentena. Esta segunda-feira, os alunos e os professores em questão já não foram à escola. “As aulas vão, entretanto, funcionar no regime de ensino à distância, que já foi testado no último ano letivo”, referiu Rosalina Pereira.

Anteriormente, já tinha sido registado um caso positivo na Secundária Francisco de Holanda, o que obrigou a colocar em isolamento um professor e 28 alunos de uma turma.

Neste caso, a quarentena termina na quarta-feira.

O presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, distrito de Santarém, revelou também nesta segunda-feira que 50 dos 75 utentes do Lar dos Ferroviários testaram positivo à covid-19, havendo ainda 18 funcionários infetados, num agravamento de um surto detetado no passado dia 10.

O presidente, Jorge Faria (PS), disse à Lusa que, com a realização de novos testes a todos os funcionários e utentes, na passada semana, se verificou que o número de utentes infetados com o novo coronavírus passou de 13 para 50.

“Neste momento, temos 50 utentes positivos, dos quais sete estão internados e 43 isolados no lar”, disse o autarca, salientando que, durante o dia de sábado, o edifício foi desinfetado por uma equipa da GNR, tendo sido criadas duas alas, uma onde foram instalados os utentes positivos e outra para os que testaram negativo.

Estes 25 utentes foram transportados no sábado de manhã para o pavilhão municipal, enquanto decorreram os trabalhos de desinfeção, tendo regressado ao final do dia ao lar, numa operação que contou com a colaboração das corporações de bombeiros do Entroncamento, de Vila Nova da Barquinha e de Torres Novas.

No caso dos funcionários, cinco recuperaram, regressando ao trabalho no lar, mas ainda se aguardam os resultados de outros cinco, sendo que um dos 18 que testou positivo está internado, adiantou o autarca.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 33,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 1.957 pessoas dos 74.029 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.