Estado-Maior do Exército suspende curso de comandos. Militar hospitalizado precisa de transplante

1

António Cotrim / Lusa

O Estado-Maior do Exército ordenou hoje a interrupção do 138.º curso de comandos até ao apuramento do processo de averiguações àquela formação, na qual dois militares foram hospitalizados, um dos quais será sujeito a um transplante hepático.

“Por determinação do General Chefe do Estado-Maior do Exército, encontram-se interrompidas as atividades do 138.º Curso de Comandos, até se apurarem, com brevidade mas com a máxima precisão, as conclusões do Processo Averiguações e da Inspeção Técnica Extraordinária aquela ação de formação militar”, divulgou o Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército.

O militar que se encontra internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Curry Cabral, “mantém-se numa situação estável, mas com assumida insuficiência hepática”, pelo que “foi tomada a decisão médica de proceder a transplantação hepática, a ocorrer quando estiverem reunidas as condições técnicas e logísticas”, informa a mesma nota.

Recorde-se que na sexta-feira foi noticiado que dois jovens do curso dos Comandos foram hospitalizados por exaustão, tendo um sofrido uma paragem cardiorrespiratória e o outro sofrido uma paragem respiratória.

Os casos tiveram lugar durante a ‘prova zero’ do curso, também conhecida como ‘prova de choque’, que é a parte mais dura do curso, onde se aprende os básicos da aprendizagem militar. Tem a duração de três dias e leva os instruendos aos limites da resistência psicológica e física.

Já este sábado foram hospitalizados mais quatro militares integrantes do curso de Comandos. Os quatro instruendos foram encaminhados para o Hospital das Forças Armadas-Polo de Lisboa (HFAR-PL) “por apresentarem sintomas de cansaço, para manutenção da vigilância e realização de exames complementares de diagnóstico”.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Continua-se a brincar vom a integridade física dos militares. Para quê tanta dureza? Não se aprende com as asneiras do passado recente?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.