Exército sérvio em “alerta máximo” para combate devido às tensões com o Kosovo

As Forças Armadas da Sérvia estão em “alerta máximo de prontidão de combate” devido ao agravamento das tensões em alguns pontos da fronteira com o Kosovo, anunciou na segunda-feira em comunicado o ministro da Defesa sérvio, Milos Vucevic.

Segundo a agência France-Presse, citada pelo Público, o ministro informou que a decisão veio do Presidente, Aleksandar Vucic, que também ordenou o aumento de soldados, passando de 1500 para 5000.

Na véspera, o general Milan Mojsilovic, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, já tinha sido destacado para Raska, localidade próxima da fronteira com o Kosovo. “Irei tomar todas as medidas para proteger a nossa população e para salvaguardar a Sérvia”, afiançou Vucic, citado pela BBC.

O Governo kosovar acusa a Sérvia de estar a preparar “um ataque” no norte do Kosovo, onde reside a maioria dos cerca de 120 mil cidadãos de ascendência sérvia.

O Kosovo tornou-se independente em 2008, mas as tensões entre Belgrado e Pristina aumentaram devido a uma série de episódios que vão desde a proibição de carros com matrículas sérvias de circularem à recusa de um partido pró-sérvio de participar nas eleições locais.

Há cerca de duas semanas, a detenção de um antigo polícia kosovar de origem sérvia provocou bloqueios de estradas e a confrontos com a polícia. Este domingo, a força de manutenção da paz da NATO no Kosovo (KFOR) denunciou o disparo de vários tiros junto a uma patrulha sua, perto da região de Zubin Potok.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.